18 de outubro, 2025

Últimas:

Acidente com ônibus deixa ao menos 17 mortos e vários feridos na BR-423, em PE

Anúncios

Um grave acidente com um ônibus deixou mortos e feridos, na noite desta sexta-feira (17), na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), foram, ao menos, 17 mortos. Havia 40 pessoas no coletivo, número maior do que havia sido declarado, e algumas podem ter pego carona no veículo.

De acordo com informações da PRF, o ônibus acessou a contramão e atingiu rochas que estavam às margens da rodovia. Em seguida, o condutor conseguiu retornar ao sentido correto, mas colidiu novamente em um barranco de areia antes de tombar. O trecho é conhecido como Serra dos Ventos.

Anúncios

O veículo era conduzido por dois motoristas, que se revezavam durante o trajeto. Ambos sobreviveram. O motorista que estava ao volante no momento do acidente relatou aos policiais que houve uma falha no sistema de freios, o que fez com que ele perdesse o controle da direção.

O ônibus saiu de Brumado (BA), com destino a Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, para realizar compras em um centro atacadista. O veículo seguia de volta para a Bahia quando sofreu o acidente num trecho conhecido como Serra dos Ventos.

Anúncios

De acordo com o policial rodoviário federal Luciano Holanda, chefe de Policiamento e Fiscalização da PRF em Garanhuns, cidade próxima a Paranatama, o veículo era de turismo e tinha autorização de fretamento válida.

“Ele foi fretado por uma empresa. Eles tinham um termo de autorização de fretamento que, inclusive, está válido, está vigente, ou seja, não é um ônibus clandestino, é um ônibus que fez um frete, contratou, ele recebeu esse termo, essa autorização para o fretamento, para essa viagem específica”, afirmou.

Ônibus tombou na BR-432, em Paranatama, no Agreste de Pernambuco (Foto: Reprodução/WhatsApp)

De acordo com a empresa baiana BF Turismo, contratada para realizar a viagem, os passageiros são das cidades de Monte Azul, Porteirinha e Janaúba, em Minas Gerais; e Urandi, Caetité, Caculé, Boquira, Rio do Pires, Dom Basílio, Barra da Estiva, Aracatu e Vila Mariana, na Bahia.

Segundo a SDS, 11 dos corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste, e seis foram para a sede do órgão, no Recife. São 11 mulheres, quatro homens e mais duas pessoas sem gênero divulgado.

Nos dois locais, devem passar por perícias e procedimentos de identificação. A SDS disse que, por serem vítimas da Bahia e Minas Gerais, a identificação será feita por meio de fichas papiloscópicas, que contêm dados como impressões digitais, nome, filiação e RG. Esses documentos serão enviadas pelos institutos desses estados.

“As forças públicas de segurança de Pernambuco expressam sua solidariedade às vítimas, seus familiares e amigos neste momento difícil”, informou a SDS.

Também por meio de nota, a empresa BF Turismo lamentou o acidente e disse que uma equipe está a caminho de Pernambuco para acompanhar a situação, prestar assistência e reunir informações.

Ainda segundo a PRF, alguns passageiros foram arremessados do veículo, o que indica que parte deles pode estar sem cinto de segurança. O número exato de feridos ainda não foi confirmado. As vítimas foram inicialmente encaminhadas para o Hospital de Saloá, e depois encaminhadas para o Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns.

Entre os atendidos, a situação era a seguinte, na tarde do sábado:

  • Um morreu na manhã deste sábado;
  • Seis estão internados em UTI;
  • Seis estão internados em sala verde, com escoriações leves;
  • Cinco tiveram alta hospitalar.

Equipes da PRF, da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil foram acionadas.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 20h e enviou cinco viaturas de salvamento, resgate e comando operacional.

Ônibus que tombou na BR-423 ficou destruído — Foto: Reprodução/PRF
Ônibus que tombou na BR-423 ficou destruído (Foto: Reprodução/PRF)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Proposta prevê ampliação gradual das atuais 90 para 120 vagas anuais a partir de 2027, após mais de 60...

Categorias