26 abril, 2024

Últimas:

Achado de rebocador da Marinha desvenda mistério de 95 anos nos EUA

Anúncios

O rebocador na Marinha americana “USS Conestoga” – que desapareceu misteriosamente há 95 anos com 56 tripulantes a bordo – foi encontrado diante da costa de São Francisco (Califórnia), confirmou nesta quarta-feira a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).

“Após um século de incerteza e de um sentimento de perda profunda, o desaparecimento do Conestoga já não é um mistério”, declarou o subsecretário de Comércio e Observações Ambientais, Manson Brown.

Anúncios

O casco, de mais de 50 metros, foi localizado em 2009 por um navio da NOAA no golfo dos Farallones, a cerca de 50 km da famosa ponte Golden Gate de São Francisco.

Em setembro de 2014, a NOAA iniciou uma investigação para identificar os destroços e terminou constatando que se tratava, de fato, do Conestoga, no final de 2015.

Anúncios

O navio está a 60 metros de profundidade e 5 km a sudeste das ilhas Farallones.

A exploração com robôs confirmou as características do Conestoga, como tamanho da ponte, motor a vapor, caldeiras, hélice e o único canhão do navio.

O Conestoga partiu do porto de São Francisco em 25 de março de 1921, com destino a Tutuila, nas Samoas americanas, via Pearl Harbor (Havaí).

Os arquivos meteorológicos revelam que no dia da partida fortes ventos e mar agitado atingiram a região.

A princípio, as buscas se concentraram na área de Pearl Harbor, a 2.400 km do ponto do naufrágio. Dois meses depois um bote salva-vidas foi encontrado na costa mexicana, o que reorientou as operações.

No final de junho de 1921, a Marinha abandonou finalmente as buscas.

Fonte: Yahoo!

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias