11 de janeiro, 2026

Últimas:

A posição do cano de escape afeta a quantidade de poluição do ar que respiramos, revela pesquisa

Anúncios

Alguns veículos são muito mais poluentes do que outros, e o design dos escapamentos pode afetar a quantidade de poluição atmosférica que respiramos ao caminhar por uma rua movimentada, segundo uma pesquisa.

David Carslaw, professor da Universidade de York, liderou uma equipe que mediu a emissão de gases de escapamento de 38 mil veículos em Milão e York. Em Milão, os veículos a diesel foram responsáveis ​​por 81% dos óxidos de nitrogênio do tráfego local. Eles produziram 61% do carbono negro (pequenas partículas de fuligem) e 55% da contagem de partículas finas.

Anúncios

Os cientistas descobriram uma grande diferença entre os veículos. Os 5% dos carros mais poluentes produziram o dobro de óxidos de nitrogênio em comparação com o veículo mediano. Para carbono negro e partículas finas, a diferença foi de mais de sete vezes, sugerindo problemas com alguns filtros de partículas, e também houve diferenças claras entre os fabricantes.

“A principal surpresa foi que a posição do escapamento, à esquerda ou à direita do carro, tem um impacto importante e direto nas concentrações de poluentes atmosféricos perto das vias”, revelou Carslaw. Um pedestre na calçada experimenta cerca de 40% mais poluição do ar quando um carro com o escapamento próximo ao meio-fio passa, em comparação com um carro que tem o escapamento próximo ao centro da via.

Anúncios

O autor comentou que a equipe ficou surpresa ao descobrir que a maioria dos carros a diesel tem o escapamento à esquerda – mais próximo do meio-fio no Reino Unido, onde há o máximo impacto nas concentrações – e a maioria dos carros a gasolina e híbridos a gasolina tem o escapamento à direita.

Segundo o estudo, a poluição do tráfego nas margens das vias do Reino Unido poderia ser reduzida em 21% se todos os carros a diesel tivessem seus escapamentos próximos ao centro da via. A turbulência gerada por veículos elétricos, especialmente ônibus e vans, teve um efeito benéfico surpreendente, dispersando a poluição sem contribuir com suas próprias emissões.

Embora os veículos a diesel ainda dominassem a poluição dos gases de escape, os modelos mais novos produziam níveis de óxidos de nitrogênio semelhantes aos dos carros a gasolina e produziam menos poluição por partículas em comparação com os modelos mais antigos.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Veículo estava estacionado em rotatória na região da Vila Real e caso foi registrado pela Polícia Civil Uma motocicleta...

Categorias