Anúncios
Por que tantas sociedades ao longo da história da humanidade acreditavam em deuses vingativos, que enviam punições violentas a seus próprios devotos?
Uma das razões pode ser o fato de que a crença em um Deus com estas características – e o medo que vem com ela – parece inspirar as pessoas a deixarem o egoísmo de lado e trabalharem juntas.
Anúncios
Cientistas da Universidade de British Columbia, em Vancouver, Canadá, entrevistaram 600 pessoas de comunidades indígenas com várias crenças e religiões diferentes, incluindo o cristianismo e o budismo.
A solicitação era de que os entrevistados jogassem um jogo em que deveriam distribuir moedas entre os outros participantes – incluindo pessoas que compartilhavam a mesma fé, mas que eles não conheciam.
Anúncios
As pessoas que acreditavam nas punições de Deus tiveram uma probabilidade maior de dividir suas moedas com aqueles da mesma fé, do que com pessoas de religiões diferentes.
Os pesquisadores afirmaram: “Nossos resultados apoiam a hipótese de que a crença em deuses moralistas e punitivos aumenta o comportamento imparcial direcionado a pessoas que compartilham a mesma religião, e portanto pode contribuir para a expansão da sociabilidade.”
Fonte: Yahoo!