Anúncios
Após a divulgação da nota do Ministério da Saúde, que coloca Botucatu e região entre as cidades onde há recomendação para vacinar toda população contra Febre Amarela, a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu destacou que os botucatuenses não devem se preocupar.
De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, “a cobertura vacinal para febre amarela da população botucatuense é bastante elevada (superior a 92%)”. Segundo eles, “a imensa maioria da população está devidamente protegida”.
Anúncios
A Prefeitura de Botucatu informou que não há, até o momento, nenhum caso suspeito de febre amarela notificado na Cidade, mas que a rede municipal está abastecida com vacinas para os cidadãos que tenham indicação de vacinação.
A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina de Febre Amarela no Calendário Nacional.
Anúncios
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu afirmou. “O município de Botucatu é considerado área de recomendação de vacina para Febre Amarela desde 2009, quando foram confirmados casos de febre amarela silvestre em humanos em nossa região (não houve nenhum caso de residente de Botucatu na época). Naquela ocasião, foi realizada uma ampla Campanha de Vacinação na cidade, sendo que grande parte da população de Botucatu foi vacinada (118.958 doses em 2009), sendo atingida uma cobertura vacinal superior a 92% na cidade. Deste modo, a imensa maioria da população está protegida e deverá receber uma dose de reforço apenas em 2019 (para os indivíduos que ainda não completaram as duas doses recomendadas). Adicionalmente, foram administradas 1.393 doses da vacina em 2013, 2.477 doses em 2014, 9.105 doses em 2015 (ano de intensificação de campanha) e mais 6.628 doses em 2016, o que garante a ampla cobertura vacinal de nossa população”.
A Secretaria Municipal de Saúde se colocou à disposição da população para eventuais dúvidas através do telefone (14) 3811-1100 – ramal 105. As pessoas também devem procurar a Unidade de Saúde mais perto de sua casa para eventuais dúvidas.
Jornal Leia Notícias