09 de janeiro, 2025

Últimas:

900 toneladas de óleo já foram recolhidas das praias, diz Marinha

Anúncios

Pelo menos 900 toneladas de resíduos já foram recolhidas das praias afetadas pelas manchas de óleo no Nordeste, segundo a Marinha. O balanço foi publicado nesta segunda-feira (21) e é assinado em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

As manchas de petróleo surgiram em 30 de agosto e já afetaram 200 locais em 9 estados, segundo o último relatório do Ibama.

Anúncios

Nesta segunda, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que “o máximo” que o governo pode fazer “é ter gente capacitada” para recolher os resíduos, já que não se consegue identificar as causas da mancha de óleo. Mourão anunciou ainda o reforço de 4 mil a 5 mil homens da 10ª Brigada do Exército, em Recife, para auxiliar nas ações de limpeza.

Atualmente a limpeza das praias está sendo realizada por equipes estaduais, voluntários e também por funcionários da Marinha, do Ibama e da Petrobras.

Anúncios

Ao todo a Marinha já mobilizou 1.583 militares nas ações. Já a Petrobras tem 500 pessoas trabalhando simultaneamente na limpeza das praias e 30 profissionais atuando na central de planejamento e logística da companhia, no Rio de Janeiro. Com 74 servidores, o Ibama está atuando também no monitoramento das praias e animais afetados.

Salles critica ONG

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, postou na manhã desta segunda, em seu perfil no Twitter, um vídeo sobre a atuação da ONG Greenpeace na limpeza das manchas de óleo que atingiram praias de nove estados do Nordeste brasileiro. O comentário do ministro foi criticado por ambientalistas e políticos, que apontaram que Salles usou ironia em uma crítica sem justificativas contra o grupo.

O Greenpeace afirma que o vídeo publicado pelo ministro foi editado e mostra apenas um trecho da gravação original. Em sua postagem, Salles ironiza a explicação dada pela ONG sobre o problema das manchas de óleo no Nordeste.

Durante evento à tarde, no Rio Grande do Sul, o titular da pasta não falou diretamente sobre a ONG e afirmou que há “polemização” e “politização” do problema, e que isso não faz bem para o país.

Ricardo Salles defende que governo agiu "rapidamente" diante de óleo derramado na costa nordestina — Foto: Fernanda Carvalho
Ricardo Salles defende que governo agiu “rapidamente” diante de óleo derramado na costa nordestina (Foto: Reprodução)

Pedido de ajuda

Na manhã desta segunda-feira, um grupo de voluntários chamou atenção em Pernambuco ao pedir apoio material para realizar a limpeza das praia de Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Eles escreveram na areia as palavras “luvas”, “trator” e “SOS” por volta das 6h30.

Voluntários escrevem na areia para pedir luvas e trator para retirar manchas de óleo da praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, nesta segunda-feira (21) — Foto: Reprodução/TV Globo
Voluntários escrevem na areia para pedir luvas e trator para retirar manchas de óleo da praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, nesta segunda-feira (21) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Andersen Global fortalece ainda mais sua plataforma no norte da Europa quando a Collegium Advisors, uma antiga empresa colaboradora...

Categorias