12 de maio, 2024

Últimas:

9 dicas para ter uma viagem de verão tranquila com seu cachorro

Anúncios

verão é a estação mais aguardada por muitos brasileiros, propício para banhos de piscina, passear no parque ou mesmo ir à praia com seu cachorro. Para aqueles que costumam levar os seus pets a passeios ao ar livre e viagens, é importante se atentar a alguns pontos para que eles não se prejudiquem com o “calorão”. Confira a seguir algumas dicas!

Dicas para cuidar dos pets no verão

1. Hidratação
De acordo com especialistas, um cão precisa em média de um consumo hídrico de 60 ml/kg/dia. Por isso, mantenha sempre uma tigela com água filtrada fresca e limpinha durante o dia e a noite. Para garantir este frescor, sugere-se que pedras de gelo sejam adicionadas na água. “Atualmente é possível encontrar desde bebedouros automáticos  – permite que o líquido esteja em movimento, limpo e filtrado -, até uma camada de gelo reciclável por baixo da tigela, que garante o frescor por mais tempo”, explica Cleber Santos, especialista em comportamento animal da ComportPet.

Anúncios

2. Proteção solar
Tomar um simples banho de sol diário, pode ser bastante prazeroso para os cães, porém requer cuidados extras. Os cães também precisam usar protetor solar, principalmente nas áreas com pouco pelo, desprotegidas. Recomenda-se o uso de produtos desenvolvidos especificamente para cães e gatos, com FPS acima de 30.

3. Banho e tosa em dia
Os banhos semanais e a tosa higiênica não servem só para refrescar os pets, mas para mantê-los limpinhos. No caso dos animais de pelagem longa, aconselha-se, nessa época,  uma tosa mais curta, por exemplo tosa bebê, que facilita a limpeza das patinhas, barriguinha, focinhos e região traseira no dia a dia. “Isso ajuda a evitar que a pelagem fique embaraçada e encardida, além de evitar problemas de pele. Como os cães mantêm a troca de calor por meio da língua e coxins (“almofada da pata”), é importante que essas regiões também estejam limpas”, complementa o profissional.

Anúncios

4. Passeios
Passear é uma das atividades preferidas dos cães, e não deve ser deixada de lado quando as temperaturas estão altas. Porém, é aconselhável evitar a prática de atividades físicas com seus pets no período mais quente do dia, entre 10h e 16h. “Neste meio tempo, as atividades devem ser restritas a áreas cobertas com sombra, bem ventiladas e com piso que não queime as patinhas dos cães. O asfalto quente é um grande causador de queimadura dos coxins dos pets nessa época”, explica Cleber.

5. Ar-condicionado no carro
O cuidado com a temperatura elevada deve ser mantido durante as viagens. É recomendável que os donos sempre optem por fazer o transporte com o ar condicionado ligado, para evitar que os cachorros não tenham algum tipo de indisposição durante o trajeto.

6. Adaptação gradual
Quem tem intenção de realizar uma longa viagem com o cachorro, deve começar o processo de forma gradual. “O ideal é que o dono comece a fazer pequenos percursos com o animal até que ele se acostume a ficar no banco de trás, com o cinto”, explica Cleber. Para ajudar na missão, o especialista recomenda a recompensa com petiscos de que o pet mais gosta.

7. Jejum em viagens
O jejum do animal é uma dica de prevenção para uma viagem sem surpresas. “Alguns pets podem enjoar com o movimento do carro, levando muitos deles a vomitarem. O ideal é que os pets estejam em jejum de duas horas antes de iniciarem a viagem”, conclui o especialista.

8. Paradas
Em trajetos maiores, é recomendável que o condutor do veículo faça pequenas paradas a cada 2 horas, para que o animal possa tomar um pouco de água e fazer suas necessidades. “Jamais deixe seu pet trancado no carro para se alimentar ou mesmo ir ao banheiro. De acordo com alguns números de óbitos de animais por asfixia, 90 minutos em local fechado bastam para que o pet fique sem oxigênio”, afirma.

9. Legislação de trânsito
O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) apresenta algumas proibições em relação ao transporte de animais. O artigo 252, por exemplo, prevê infração média para quem dirigir veículos transportando animais à sua esquerda ou entre braços e pernas.

Fonte: Casa e Jardim

Últimas

Botucatu: Membros da Defesa Civil de Botucatu vão ao RS para ajudar as vítimas das chuvas

11/05/2024

Anúncios O Prefeito de Botucatu Mário Pardini divulgou neste sábado, 11, que membros da Defesa Civil...

Categorias