Anúncios
Um dia completo, esta quarta-feira (9) é a mesma de trás para frente e da frente para trás. 9/10/2019 = 9 1 0 2 0 1 9. A data é um palíndromo, que, assim como Arara e Ana, pode ser lido da mesma maneira da direita para a esquerda como o inverso.
O fenômeno não passou despercebido pelas redes sociais, onde vários internautas brincaram com o fato de que “hoje é tão hoje que até de trás pra frente continua sendo hoje”:
Anúncios
A data de hoje é um PALÍNDROMO. ??????? pic.twitter.com/5mXeFJtw7e
— Ana Helena Mofatto ???? (@aninhamofatto) October 9, 2019
Hoje é tão hoje que até de trás para a frente é hoje: 9/10/2019 🙂
— Laura Ricardo (@laura_ricardoo) October 9, 2019
Dia palíndromo. pic.twitter.com/Vh0XVdpuRY
— Ana (@AnaPaulabcwb) October 9, 2019
O que significa o palíndromo?
Palíndromo vem do grego: é a união das palavras palin (de novo, com repetição, em sentido inverso) com dromo (caminho, curso, pista). Mas atenção: não é só com palavras e frases que um palíndromo é feito. Números e datas também entram no jogo.
O professor de matemática do Anglo, Thales Graça, explica que o conceito pode ser encontrado em qualquer repetição de padrões e cita, por exemplo, a composição “Cânone Caranguejo”, de Bach, que é um palíndromo musical.
Anúncios
“Existem vários casos de palíndromos, ou capícua, em números e palavras”, destaca o professor. “Por exemplo ovo, arara, Eevee [que é o nome de um Pokémon fofinho].”
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/08/05/img_7969.png)
Graça ensina que é possível prever a quantidade exata de números palíndromos possíveis, basta apenas definir quantos algarismos ele deve ter – senão, esta combinação é infinita.
Palíndromos famosos
Além dos números e das datas, como esta quarta, palíndromos são famosos também na língua portuguesa. A expressão “Roma é Amor“, por exemplo, pode ser lida das duas maneiras.
“Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos“, é outro jogo de palavras bastante recorrente quando o assunto é este.
Graça ressalta que existe um neologismo criado para quem tem medo de palíndromos: “aibofobia, que, por sinal, é um palíndromo”, diz.
Famosos palíndromos
Pode até não parecer, mas há celebridades que são palíndromos, como o humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes. Não reconheceu? Pois bem, e que tal pelo seu nome artístico Mussum, de “Os Trapalhões”?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/O/1/Mm1yhQTj29IpG7A4HwYw/mussumdivulga.jpg)
E o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que adotou o cãozinho Bo para viver na Casa Branca?
O ganhador do Nobel da Paz de 2019 tem muito amor pelo bichinho, com certeza “Obama ama Bo” – outro palíndromo.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/01/08/p051209ps-0427.jpg)
Um dos maiores palíndromos
Outro professor de matemática apaixonado pelas palavras que se leem em direito e inverso é o paranaense Ziro Roriz. Ele coleciona mais de 4,5 mil palíndromos, entre palavras, frases, textos e poemas.
Uma de suas mais desafiadoras criações é o este texto palindrômico, com 356 palavras.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/02/18/palindromos_poema_1.jpg)
Fonte: G1