18 abril, 2024

Últimas:

8 dicas para não sobrecarregar a instalação elétrica na quarentena

Anúncios

home office tornou-se a única alternativa viável para diversas atividades neste período de isolamento social. De uma hora para outra, computadores, impressoras, televisões, celulares, entre outros aparelhos elétricos e eletrônicos, passaram a ser utilizados com maior frequência em casa, o que pode facilmente sobrecarregar as instalações elétricas. Pensando nisso, a equipe técnica da fábrica da Tramontina reforça alguns pontos que ajudam a proteger o imóvel e torná-lo mais seguro para o trabalho remoto. 

1. Verifique a voltagem
Antes de ligar qualquer equipamento, verifique a compatibilidade da tensão em volts do aparelho ou da lâmpada com a rede doméstica e a tomada em uso.

Anúncios

2. Observe a quantidade de equipamentos conectados
Para que não haja aquecimento, curto-circuito ou sobrecarga na rede elétrica, a soma da potência dos equipamentos conectados não deve ser superior à capacidade de fornecimento de corrente da tomada. No Brasil, uma tomada residencial comum tem limite entre 10 ou 20 ampères (A), de acordo com o modelo utilizado. 

3. Evite o uso de benjamim 
Adaptadores do tipo benjamim devem ser evitados, pois podem sobrecarregar as tomadas e causar danos elétricos.

Anúncios

HOME OFFICE | O quarto de hóspedes também e o escritório do morador. A estante planejada de carvalho europeu tingido é usada para emoldurar a mesa, que vem do acervo do morador. O piso é da Parket e a marcenaria executada pela Bontempo. (Foto: Julia Ribeiro/ Divulgação)
Quando não estiver utilizando os equipamentos elétricos, retire-os da tomada. Projeto do escritório MAB3 Arquitetura (Foto: Julia Ribeiro/ Divulgação)

4. Retire da tomada
Quando fora de uso, retire os aparelhos da tomada, mesmo que possuam modo stand-by. Nos intervalos mais longos, desligue o monitor do computador, impressoras e periféricos ou utilize o modo “suspender”.

5. Proteja-se de choques elétricos
Existem três produtos que garantem mais segurança às pessoas contra choques elétricos, evitam avarias e até incêndios em edificações e seus equipamentos. Por isso, é recomendado verificar se sua instalação possui disjuntores (protegem a instalação elétrica e a desligam em caso de curto-circuito ou sobrecarga), DR (dispositivo diferencial residual, que desliga automaticamente o circuito elétrico quando há fugas de corrente de baixa intensidade) e DPS (dispositivo de proteção contra surto, que detecta sobretensões transitórias de curta duração na rede elétrica e desvia as correntes de surto para a terra). 

Área do home office e da televisão no quarto  (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)
Proteja as entradas de rede elétrica, linha telefônica e circuito da antena da televisão (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

6. Fique atento aos focos de sobretensão
São três os caminhos das sobretensões: rede elétrica, linha telefônica e circuito de antena de TV. Essas são as entradas que devem ser protegidas. 

7. Verifique o estado da instalação elétrica
Tomadas, plugues, extensões, disjuntores e outros componentes quando envelhecidos ou fora das normas de fabricação vigentes no país podem causar sobrecargas, queda de energia, elevação de consumo de energia, superaquecimento de plugues e tomadas, choques, curtos-circuitos e até incêndios. 

8. Repense a iluminação
Para economizar energia, dê preferência à luz natural no home office. Mantenha os ambientes bem iluminados e arejados e utilize lâmpadas de LED com potência e temperatura de cor adequadas a cada finalidade. No espaço dedicado ao trabalho, prefira sempre luz fria (branca). 

Fonte: Casa e Jardim

Últimas

Categorias