28 março, 2024

Últimas:

7 Dicas Para Montar Uma Mesa Posta de Ano Novo Encantadora

Anúncios

A ceia do Réveillon é a última comemoração do ano, então que tal se despedir a altura com uma belíssima mesa posta de Ano Novo? Veja dicas para prepará-la.

Monte uma belíssima mesa posta de Ano Novo.

1. Monte uma belíssima mesa posta de Ano Novo. Fonte: Shutterstock

Anúncios

O ano passou tão rápido que, acreditem, até o Natal já acabou. Agora estamos ansiosos pelo Réveillon e por toda a renovação que esta época promete e para comemorar, nada melhor que um belo jantar acompanhado de uma mesa posta de Ano Novo encantadora.

Lembre-se sempre que receber amigos e familiares ao redor de uma mesa é uma celebração a vida e a melhor maneira de adquirir memórias afetivas. Dessa forma, a decoração é tão fundamental quanto a ceia.

Anúncios

Receba amigos e familiares ao redor de uma mesa

2. Receba amigos e familiares ao redor de uma mesa. Fonte: Pinterest

Contrariamente ao Natal, uma linda mesa posta de Ano Novo não precisa ser carregada e trazer diversos temas.  A ideia aqui é justamente contrária: uma festa leve e informal, porém glamourosa.

Está pensando que essa será uma tarefa difícil? Com as dicas abaixo nós te provaremos que para planejar uma mesa posta de Ano Novo só será necessário dedicação e criatividade. Afinal, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença não é mesmo?

1. Cores

Elas darão toda a identidade da festa. Para o Ano Novo as principais combinações utilizadas são o dourado, prata, branco e, lógico, muito brilho. Porém, se quiser inovar, nada impede de utilizar uma paleta com cores relacionadas ao seus desejos para o futuro.

  • Amarelo: dinheiro
  • Rosa: amor
  • Verde: esperança
  • Vermelho: paixão
  • Azul: tranquilidade
As cores darão toda a identidade da festa

3. As cores darão toda a identidade da festa. Fonte: Pinterest

2. Objetos

Na hora de decorar é superlegal trazer seu toque pessoal a mesa. Apenas tenha em mente que aqui menos é mais, e que, por isso, o minimalismo é sempre um sucesso. Para economizar a dicar é reutilizar itens que foram aproveitados no Natal. Vale os potinhos de vidro, garrafas, bolinhas, luzinhas e até os leds.

Para decorar a mesa utilize itens que foram aproveitados no Natal

4. Para decorar a mesa utilize itens que foram aproveitados no Natal. Fonte: Pinterest

Flores, temperos e plantas: elas proporcionam charme, vida e deixam o ambiente convidativo. Invista na tradicional rosa ou então em plantinhas que tenham algum significado para essa época, como por exemplo:

  • Alecrim – saúde
  • Arruda – para afastar energias negativas
  • Begônia – amor e fertilidade
  • Orégano e manjericão – Dinheiro e trabalho
  • Orquídeas – espiritualidade e prosperidade
As velas sempre possuem um lugar de destaque na mesa

5. As velas sempre possuem um lugar de destaque na mesa. Fonte: Pinterest

Responsáveis por trazer elegância, as velas sempre possuem um lugar de destaque e o melhor de tudo é que são fáceis de achar e não custam caro. Para valorizá-las faça uma composição com castiçais improvisados de taças. 

Há tempos, os balões não podem faltar na decoração de Ano Novo. Para que eles fiquem flutuando é bem simples, basta enche-los com gás hélio. Outra dica legal é investir em balões decorativos como os de números.

Os balões não podem faltar na decoração de Ano Novo

6. Os balões não podem faltar na decoração de Ano Novo. Fonte: Pinterest

Na mesa posta de Ano Novo garrafas como as de champanhe, jarras de água aromatizada e baldes de prata com gelo são uma aposta clássica e muito bacana.

Ah, e se estiver no litoral é superbacana incorporar itens praianos tais como pérolas e conchas. Entre as novidades está a inclusão de relógios na decoração como uma forma de simbolizar a contagem regressiva.

Invista em relógios na decoração como uma forma de simbolizar a contagem regressiva

7. Invista em relógios na decoração como uma forma de simbolizar a contagem regressiva. Fonte: Pinterest

3. Simpatias e superstições na mesa posta de Ano Novo

Será muito bacana caso você reserve um espaço no décor da sua mesa para refletir os desejos para o próximo ano, além de ser uma forma divertida de incentivar os amigos a participarem das brincadeiras e tradições. Opções não faltam:

  • Romãs: Na hora da virada, para atrair dinheiro, corte-a ao meio, pegue 3 sementes e segure-as nos dentes. Depois é só secá-las e guardar em um papel branco na carteira durante o ano.
Cortar romãs na virada atrai dinheiro

8. Cortar romãs na virada atrai dinheiro. Fonte: Pinterest

  • Frutas secas (pêssego, figo, uva-passa e avelãs): Elas são símbolos de sorte e fartura prosperidade. 
  • Uvas: Na virada coma doze uvas, que simbolizam a prosperidade para os meses do novo ano, enquanto faz um pedido para cada uma. Lembre-se de guardar os caroços e mais tarde colocá-los na carteira.
  • Folha de louro. Para ter sucesso e riqueza coloque uma folha na sua carteira a meia-noite. 
  • Arroz cru. Para atrair prosperidade e dinheiro, durante a virada é só distribuir pelos cantinhos da casa. No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, remova os grãos e jogue-os no jardim.

Dica: Não sabe onde colocá-los? A lentilha, o sal grosso, o arroz cru e a folha de louro ficam superlegais quando preenchem vasinhos de vidro ou forminhas. Já o raminho de arruda é extremamente charmoso quando enlaçado junto ao guardanapo de pano.

A lentilha e o sal grosso ficam superlegais quando preenchem vasinhos de vidro ou forminhas

9. A lentilha e o sal grosso ficam superlegais quando preenchem vasinhos de vidro ou forminhas. Fonte: Pinterest

4. Faça uma composição especial com as louças

Esse é certamente um dos tópicos mais importante para a mesa posta de Ano Novo. Para valorizar a data, o comum é investir nas melhores porcelanas e cristais que houver em casa. O momento pede requinte. Já as tonalidades são marcadas pelo branco e transparente. O toque especial ficará por conta dos detalhes, como os adornos nas taças, talheres trabalhados ou pratos com bordas douradas.

Adornos nas taças, talheres trabalhados ou pratos com bordas douradas trazem um toque especial a mesa

10. Adornos nas taças, talheres trabalhados ou pratos com bordas douradas trazem um toque especial a mesa. Fonte: Pinterest

5. Acessórios

Serão os acessórios os responsáveis pelo toque todo especial da mesa posta de Ano Novo. Aqui você também está liberado para utilizar o que tiver de melhor.

  • Guardanapos: Há duas maneiras nas quais ele fica ótimo, seja em cima do prato, preso com o porta-guardanapos, ou colocado sob o prato posicionada sobre a toalha.
Use e abuse de diversos acessórios na mesa

11. Use e abuse de diversos acessórios na mesa. Fonte: Pinterest

  • Sousplats: Por si só eles já garantem um ar sofisticado, mas se quiser que ele tenha ainda mais destaque opte por um tom diferente ao do prato e da toalha. Além disso eles são feitos para proteger a mesa e são perfeitos para demarcar os lugares a mesa. Você sabia que o ideal é um espaço de 40 cm entre cada prato?
  • Toalhas: Invista na composição toalha + trilho. A composição é só charme!
 Invista na composição toalha + trilho para compor a decoração da mesa

12. Invista na composição toalha + trilho para compor a decoração da mesa. Fonte: Pinterest

Os porta-guardanapos, também conhecidos como anéis de guardanapo, são um mimo a parte. Há vários modelos para você escolher, além é claro de poder soltar a criatividade em um DIY.

6. Um que a mais

Para ganhar o coração de todos invista em pequenos gestos de carinho. Vale uma mensagem positiva para o ano que se inicia, uma lembrancinha em cima do prato, o lugar marcado com o nome, o guardanapo bordado com as inicias do convidado e o que mais a sua imaginação permitir.

Invista em pequenos gestos de carinho

13. Invista em pequenos gestos de carinho. Fonte: Pinterest

7. Como será o serviço?

À americana: informal e prático. As comidas ficam a mesa ou em aparadores e, juntamente, em uma das pontas, estão os guardanapos e pratos que por vezes estão empilhados. Na outra ponta estarão as taças e talheres. Aqui é o convidado o responsável por se servir.

Separe um lugar especial para organizar taças e talheres

14. Separe um lugar especial para organizar taças e talheres. Fonte: Pinterest

À inglesa: esse serviço é muito conhecido por ser semelhante aos de restaurantes. Há a mesa posta, mas quem serve é o garçom com o auxílio de um carrinho.

À francesa: O mais formal e o menos utilizado de todos. Nela a mesa é posta com mais ou menos 15 peças por pessoa. Ai então o garçom leva a comida ao convidado, que deve se servir sozinho, pelo lado esquerdo dele. A retirada do prato também é feita pelo garçom. Digno de rei, não é?

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias