7 dicas de como fazer a organização das roupas e dos itens de bebê

Lidar com a organização das roupas e dos itens de bebê não é tarefa fácil. Isso porque, com toda a carga que a maternidade traz, pode ser difícil otimizar o ambiente para que tudo seja encontrado de maneira mais fácil, e o espaço fique também mais bonito. 

Pensando nisso, é importante acomodar todos os acessórios que a criança e os responsáveis vão utilizar. E essa organização vale também em alguma mudança ou reforma da casa. Ou seja, situações em que é necessário guardar móveis.

Portanto, se você é dessas pessoas que gostam de tudo no seu devido lugar, principalmente quando se trata da organização de roupas e itens de bebê, então este artigo é para você. Continue a leitura e veja todas as dicas que preparamos para te ajudar. 

Por onde começar a organização das roupas e dos itens de bebê

A chegada de um bebê e o convívio com ela são momentos bastantes especiais. Acontece que, mesmo antes, e até mesmo depois que a criança já está em casa, existem uma série de coisas a se pensar. Uma delas é a organização das roupas e itens de bebê. 

Para se ter uma ideia, há tanto o que fazer, que muitas pessoas deixam para realizar essa tarefa na última hora. Mas como essa é uma etapa essencial, vale a pena dedicar algum tempo a ela.

Isso porque, deixando tudo organizado e no lugar certo, além de não perder tempo procurando algo, é possível passar mais tempo com o bebê. Além disso, o ambiente fica ainda mais agradável e limpo, condição ideal para um recém-nascido, certo¿

Falando nisso, existem alguns fatores que devem ser considerados antes de fazer essa organização, e é sobre isso que falaremos a seguir. Veja!

Antes da organização, higienize tudo

Isso mesmo! Faça uma higienização geral antes de fazer a organização das roupas e itens de bebê. Isso se deve ao fato de que recém-nascidos são sempre mais sensíveis. Sendo assim, essa etapa merece uma atenção especial dos pais da criança.

Por isso, lave todas as roupas do bebê, preferencialmente com sabão de coco, ou outro que seja específico para esse tipo de peça. Fique atento à embalagem porque ela deve conter o termo hipoalergênico.

Outra dica bacana é passar as roupas assim que passarem pela higienização. Dessa forma, você garante a eliminação de qualquer tipo de micro-organismo.

E não se esqueça de fazer também uma limpeza nos móveis. Afinal de contas, de nada adianta deixar todas as roupas livres de sujeira e qualquer tipo de contaminação ao bebê, se o local onde elas serão armazenadas também não estiver limpo. 

Aqui você pode usar tanto um produto específico para higienização, quanto um pouco de vinagre branco em um pano. Pronto! Concluída essa etapa, você já pode partir para a organização. 

Comece organizando de cima para baixo

Fica mais fácil iniciar a organização de roupas e itens de bebês quando isso é feito de cima para baixo. Dessa forma, você vai começar armazenando no maleiro os itens que não precisa com tanta regularidade.

Você também pode guardar produtos em grande quantidade, como fraldas, por exemplo. Ou seja, deixar este espaço para fazer uma espécie de estoque.

Contudo, a parte de cima de um guarda-roupa ou armário também é ideal para guardar roupas de tamanho maior, já que a criança só vai usar depois de algum tempo.

Realize a separação pelos tamanhos

Separar roupas de bebês por tamanho é uma das dicas essenciais quando se trata de organização e otimização do espaço. Assim, é possível criar uma melhor disposição das peças em relação ao uso do dia a dia.

Sendo assim, coloque as roupas em ordem de tamanho. Ou seja, as que são de recém-nascido, ou RN, vem primeiro. Em seguida, posicione as de até três meses. Isso porque essas são as roupas que a criança vai utilizar primeiro.

Ainda na sequência, acomode as peças de 4 a 6 meses, e as que forem de 7 a 9 meses. Continue seguindo essa lógica, até organizar todas as roupinhas que couberem no espaço.

Nesse sentido, conforme o bebê for crescendo e as roupas pararem de servir, basta retirá-las do local. Dessa forma, você consegue mais espaço para as peças de tamanho maior. 

Organização das roupas e dos itens de bebê em cabideiro

Para organizar roupas e itens de bebês de maneira ainda mais prática, você pode utilizar um cabideiro. Esse acessório é perfeito para pendurar conjuntos, macacões e até mesmo vestidos. Dessa forma, vai ser mais fácil visualizar essas peças.

Aqui também vale separar essas roupinhas por tamanho. Assim você também ganha tempo, já que sabe exatamente a roupa que vai servir no bebê e que ele poderá vestir naquele momento.

Para facilitar ainda mais, coloque fitas ou separadores entre os cabides. Isso porque vai ser ainda mais simples separar os vários tipos de peças que uma criança dessa idade utiliza. 

Utilize acessórios que podem auxiliar na organização

Quando falamos de organização das roupas e de itens de bebê, existem acessórios que são indispensáveis. Isso porque eles fazem com que tudo esteja guardado em um local de fácil acesso, e sem bagunçar o ambiente.

Estamos falando aqui de itens, como cestos, caixas organizadora, envelope organizador e colmeias.  Todos esses produtos ajudam a manter peças e itens organizados, economizando ainda mais espaço. Além disso, contribuem para que as roupas permaneçam limpas e bem guardadas. 

Vai fazer a organização das roupas e dos itens de bebê em um guarda-roupa? Siga estes passos

Está na hora de fazer a organização das roupas e itens de bebê no guarda-roupa. Então veja esse passo a passo que vai trazer ainda mais praticidade para essa etapa. E lembre-se de que um guarda-roupas bem organizado, adianta bastante os cuidados com a criança.

Algumas dicas nós até já demos por aqui, mas não custa nada reforçar, não é mesmo¿ Veja:

  • Comece organizando a parte de cima do guarda-roupas. Nesse sentido, reserve este espaço para colocar tudo o que não é necessário utilizar com mais frequência. Em seguida, passe para o cabideiro;
  • No cabideiro, separe as peças por tamanho para ajudar na hora de escolher o que o bebê vai usar;
  • Em seguida, arrume as prateleiras. Aqui vale utilizar caixas etiquetadas dizendo qual o tipo de roupa, e com tampa transparente. Elas também podem ser usadas para guardar as roupas de cama do bebê, assim como pacotes de fraldas.

Saiba como organizar as coisas do bebê na cômoda

Ao organizar a cômoda, fique atento para guardar roupas e itens que a criança usa no dia a dia. Ou seja, neste móvel podem ser armazenadas as fraldas e roupinhas que estejam servindo e que o bebê usa por mais vezes. Vale arrumar as roupinhas em formato de rolinhos, assim elas ocuparão menos espaço, além de não amarrotar.

Outra dica é deixar também na cômoda, todos os produtos de higiene, como algodão, pomada para assadura, lenço umedecido e cotonete.

Conclusão

Como vimos, a organização das roupas e dos itens de bebê dependem do espaço, móveis e otimização dos ambientes. 

Mas temos certeza que com as dicas que demos acima, você vai conquistar um ambiente para a criança e toda a família ainda mais otimizado, limpo e bonito. 

E, no fim das contas, em vez de ser uma etapa trabalhosa, será gratificante ver o ambiente do jeitinho que você queria. 

Bebe deitado foto criado por bearfotos – br.freepik.com