28 março, 2024

Últimas:

6 dicas de decoração que ajudam quem tem ansiedade

Anúncios

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 18,6 milhões de brasileiros, cerca de 9% da população total do país, sofrem de algum transtorno de ansiedade. Essa taxa é considerada uma das mais altas do mundo.

É verdade que lidar com esse problema está longe de ser uma tarefa simples. No entanto, algumas pequenas mudanças na decoração da sua casa, por exemplo, escolher um lençol com cores claras para o quarto, podem contribuir de maneira positiva para aliviar os sintomas.

Anúncios

Isso porque, a cor tem o poder de mudar completamente o astral de um ambiente e também exerce grande influência sobre o comportamento humano.

Além disso, aspectos como a posição da cama, a tonalidade dos móveis e até mesmo o aroma dos cômodos também podem ajudar a proporcionar uma sensação de relaxamento e diminuir a tensão.

Anúncios

Pensando nisso, separamos uma lista com seis dicas e técnicas de decoração que são ótimas para quem tem esse distúrbio. Confira!

Use a cor azul

As cores vivas e vibrantes, como o vermelho e o amarelo, por exemplo, costumam ser a preferência de muitas pessoas na hora de decorar a casa ou de escolher uma roupa de cama.

Porém, esses tons mais fortes não são recomendados para quem tem ansiedade, pois eles podem aumentar a energia e a agitação do espaço, potencializando esse estado na pessoa.

Portanto, se você sofre desse distúrbio, uma boa dica é apostar na cor azul, que possui um efeito totalmente contrário, sendo ótima para acalmar, melhorar o humor, reduzir a pressão sanguínea e contribui até para uma boa noite de sono.

Invista em plantas

Alguns estudos apontaram que as plantas possuem um grande poder para diminuir os níveis de estresse, especialmente as espécies com flores, como o antúrio, por exemplo. Além disso, elas também são responsáveis por limpar o ar, tornando o ambiente bem mais agradável.

Outro ponto positivo é o seu alto potencial decorativo, pois devido às suas cores, elas são ótimas para deixar o ambiente com um aspecto mais vivo e bonito, podendo ser utilizadas em praticamente qualquer cômodo da casa.

As qualidades das plantas não param por aí, porém só essas já fazem delas uma grande aliada das pessoas que têm ansiedade.

Evite as estampas

No momento de escolher qual desenho utilizar na decoração ambiente, tente escolher apenas uma ou duas opções. Isso porque, ao misturar muitas cores, efeitos ou texturas, você acaba criando uma desordem visual, o que pode acabar acarretando para o aumento do quadro ansioso.

Aromatizador de ambiente

O aromatizador, além de deixar a casa muito mais cheirosa, também é um item bastante bonito, especialmente aqueles com flores, e que pode ser facilmente utilizado para decorar a sala, por exemplo.

Ele também é ótimo para ajudar no controle da ansiedade, pois é responsável por deixar o ambiente mais fresco e tranquilizante, principalmente se a sua essência for de lavanda, uma vez que esse aroma contribui para o bom humor e ajuda a aliviar o estresse.

Evite objetos em excesso

Móveis abarrotados de livros, porta-retratos ou qualquer outro objeto decorativo, mesmo quando organizados, não são recomendados.

Isso porque, além de acumular poeira, móveis ou prateleiras cheias de objetos transmitem a sensação de bagunça, deixando o ambiente confuso, o que não faz bem para quem tem ansiedade.

Portanto, a melhor solução é deixar as prateleiras com alguns espaços vazios, para que o ambiente passe a impressão de limpeza e ordem.

Posição da cama

Segundo o feng shui, que é uma técnica chinesa de decoração de ambientes, a cama deve ficar posicionada no lado oposto da entrada e não de frente para a porta.

O objetivo dessa técnica, é evitar que a pessoa receba uma carga grande de energia do restante da casa, já que isso pode deixar o sono mais agitado, conturbado e até causar insônia e excesso de preocupações.

Últimas

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

28/03/2024

Páscoa deste ano deve gerar 43 mil vagas temporárias no Brasil, número 6% superior ao registrado...

Categorias