6 dicas de cuidados com a casa que são importantes para a saúde da sua família

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Para manter os cuidados básicos com a casa no dia a dia, é necessário montar um planejamento (checklist para a faxina, por exemplo) e se ater aos pequenos detalhes. Mas, caso você ainda esteja aprendendo o bê-á-bá da rotina de tarefas domésticas, é bem provável que ainda não conheça algumas coisas importantes. Para te ajudar, nós preparamos uma matéria com 6 dicas de cuidados com a casa importantes para qualquer pessoa. Dá uma conferida!

1. Vire o colchão ao contrário a cada 15 dias

Muita gente acaba esquecendo, mas fazer manutenção nos colchões da casa é um cuidado essencial. Para evitar que eles fiquem deformados, por exemplo, o mais indicado é virá-los a cada 15 dias – uma tarefa bem simples de fazer. Além disso, não se esqueça de realizar uma lavagem a cada 6 meses. Para isso, você pode usar uma solução de água com sabão em pó ou até mesmo recorrer à clássica mistura vinagre + bicarbonato de sódio para remover possíveis manchas. Mas não se esqueça de deixar o colchão secar bem antes de usá-lo novamente, ok?

2. Use sempre 3 panos de prato na cozinha

Manter a cozinha organizada e higienizada também é um cuidado superimportante, sabia? No entanto, muitas pessoas costumam pecar em um quesito específico: no uso de panos de prato. Para quem não sabe, é necessário ter 3 panos de prato na cozinha para cumprir diferentes funções. O primeiro é indicado para secar apenas a louça (os pratos, copos, panelas e talheres pós-lavagem); o segundo serve para secar a bancada e a pia; enquanto o terceiro deve ser usado para secar apenas as mãos. Além disso, o ideal é realizar a troca dos panos todos os dias se possível – assim, você evita o acúmulo de ácaros, bactérias e garante mais higiene na cozinha.

3. Não coloque roupas úmidas no cesto de roupas sujas

Na hora de separar as roupas sujas para lavagem, também é importante seguir uma dica importante: nunca coloque peças molhadas ou úmidas dentro do cesto de roupas sujas. Caso isso aconteça, o tecido tende a ficar mofado e com cheiro ruim – problemas que, em alguns casos, podem ser definitivos. Por isso, caso a roupa suja esteja úmida, deixe-a esticada em cima de uma bancada (ou até mesmo no varal) em vez de colocá-la no cesto.

4. Limpe os ventiladores (de teto ou portáteis) a cada 15 dias

Muitas vezes, as pessoas acabam se esquecendo de limpar os ventiladores (de teto e portáteis) da casa. Só que, com o passar do tempo, eles tendem a acumular uma quantidade grande de poeiras e microrganismos. Por isso, a nossa dica é limpar esses aparelhos a cada 15 dias – assim, você evita que ácaros e sujeiras se espalhem pela casa. Para realizar a lavagem, a nossa dica é usar uma flanela úmida e, se julgar necessário, uma solução de água com detergente neutro. No final, passe um pano seco e prontinho!

5. Lembre-se de limpar as maçanetas da casa

Será que você também faz parte do time que se esquece de limpar as maçanetas da casa? Apesar de discretos, esses objetos são muito acessados no dia a dia e acabam concentrando uma quantidade grande de microrganismos. Por isso, durante a faxina no dia a dia, é de suma importância que você passe um paninho com álcool (ou um pouco de detergente neutro) em todas as maçanetas para remover todas as bactérias e sujeiras que ficam acumuladas.

6. Não se esqueça de limpar o sofá e lavar as capas das almofadas

Garantir que o sofá da sala fique sempre limpo e bonito é outro cuidado que não pode faltar na sua checklist doméstica. A nossa dica é limpar essa mobília uma vez por semana ou ao menos a cada 15 dias: passe um aspirador de pó para remover todos os ácaros e, então, verifique a etiqueta do sofá para realizar a lavagem adequada. Além disso, também é importante que você lave as capas das almofadas com frequência – neste caso, basta lavar como roupas comuns na máquina de lavar. É bem simples!

Fonte: Blog da Qualitá

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes