28 março, 2024

Últimas:

6 benefícios da ingestão diária de café para a saúde

Anúncios

O café é uma das bebidas mais populares do planeta e é essencial no dia-a-dia de grande parte dos brasileiros. Porém, o que poucos sabem é que, enquanto a cafeína pode ser uma vilã quando consumida exageradamente, se ingerida na quantidade correta a substância pode trazer uma série de benefícios para a saúde.

“O consumo seguro diário de cafeína para adultos que não possuem sensibilidade à substância é de 400 mg por dia, o que equivale a mais ou menos três xícaras de 150 ml café, já que cada uma tem de 60 a 150 mg de cafeína”, recomenda a Dra. Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia, diretora responsável da Clínica Adah e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro). Para exemplificar, a especialista citou alguns dos principais benefícios que o café pode trazer para a saúde. Confira:

Anúncios

– Ajuda a prevenir o câncer: “Alguns estudos sugerem que o consumo diário de café ajuda a prevenir vários tipos de tumor, incluindo o câncer de mamas, de intestino, próstata, ovários e fígado.”

– Melhora a visão: “O café pode ajudar a prevenir a deterioração da visão e a afastar uma possível cegueira causada devido a fatores como envelhecimento e diabetes. Porém, estes dados ainda estão sendo estudados.”

Anúncios

– Contribui para a perda de peso: “A cafeína presente no café faz com que a bebida tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico e contribuindo para a queima de gordura, além de auxiliar no aumento da massa muscular e na melhora do desempenho físico durante exercícios de alta intensidade.”

– Ajuda a combater inflamações: “Apesar de ainda estarem sendo realizadas pesquisas sobre o assunto, estudos apontam que a cafeína auxilia na prevenção e tratamento de doenças por ter efeito anti-inflamatório, regulando e reduzindo inflamações.”

– Faz bem para o coração: “Uma pesquisa brasileira associou o consumo moderado da bebida a um menor risco de problemas cardiovasculares já que que o grão é rico em polifenóis, compostos antioxidantes que têm demonstrado ação protetora na prevenção de várias doenças crônicas.”

– Reduz o risco de AVC: “Alguns estudos indicam que o café tem efeito antioxidante, ajudando assim a diminuir o acúmulo de gorduras saturadas e a reduzir a resistência à insulina, propriedades que podem minimizar o risco de AVC.”

Mas, de acordo com a Dra. Renata, para que o café seja realmente benéfico é preciso consumi-lo com moderação e da maneira correta. Por exemplo, você não deve substituir seu café da manhã por muitas xícaras de café ou então tomar café junto com medicamentos antidepressivos ou para acompanhar cigarros, pois isso pode causar fortes dores de cabeça e elevar a pressão arterial. Da mesma forma, pacientes com problema de gastrite e refluxo também devem evitar o café.

“Além disso, opte por trocar o café industrial pelo café orgânico e evite adicionar leite, creme de leite, chantili ou muito açúcar em sua bebida. No lugar, de preferência para algumas gotas de leite desnatado, estévia ou açúcar mascavo, já que estes ingredientes possuem menos calorias”, finaliza a médica.

Fonte: LifeStyle

Últimas

Advogada lança formação completa em Legal Design

Advogada lança formação completa em Legal Design

28/03/2024

Segundo a especialista Gabriella Ibrahim, metodologia facilita o entendimento da linguagem jurídica e também otimiza a...

Categorias