Anúncios
Existem diversos aplicativos de mensagens, mas os recursos do Telegram fazem com que ele se destaque bastante entre eles. Esse aplicativo surgiu no ano de 2013, quatro anos depois do WhatsApp.
Anúncios
A iniciativa partiu de uma empresa independente, cuja sede se situa, hoje, em Dubai. No entanto, o Telegram foi lançado na Rússia com a liderança dos irmãos Pavel e Nokolai Durov.
No geral, as funções básicas são as mesmas que quaisquer mensageiros do gênero. Os usuários podem receber e enviar mensagens de texto, áudio, imagens e até gifs e stickers. O limite suportado para os arquivos não existe. Isso mesmo, o tamanho dos arquivos é ilimitado.
Anúncios
Desde seu lançamento, foi muito utilizado por pessoas que gostavam de jogar RPG, devido às facilidades que os recursos do Telegram trazem aos seus usuários. Entre eles, os principais estão a utilização de bots facilitados.
Para saber mais sobre o tema, continue acompanhando nossa matéria. Conheça todos os recursos do Telegram e saiba se ele é o aplicativo de mensagens que você está procurando todo esse tempo.
Como fazer o login no Telegram?
Um dos recursos do Telegram, assim como de muitos mensageiros, é a possibilidade, que também é obrigatória, de criar uma conta. Para isso, é preciso ter um número de celular válido e o procedimento é muito simples.
Primeiro, você insere seu número de celular. Então, vai chegar um código via SMS que, dependendo do modelo do seu celular, vai ser completado automaticamente no aplicativo. Se não, você deve apenas digitar os números corretamente.
Depois, você apenas personaliza sua conta, escolhendo uma foto de perfil e um nome de usuário. Os seus contatos que tiverem uma conta no Telegram irão aparecer automaticamente na lista de contatos do aplicativo.
Além disso, para aumentar a sua segurança, você pode escolher uma senha para bloquear o aplicativo no celular e uma senha que será solicitada ao fazer um novo login de outro dispositivo, além do código.
Por fim, é preciso ressaltar que o Telegram apenas funciona se você tiver uma conexão com a internet. É importante que seja uma conexão estável, para que as mensagens realmente cheguem a você em tempo real.
O Telegram é realmente seguro?
Há bastante insegurança quanto a utilizar um mensageiro não tão famoso quanto ao que estamos acostumados. Afinal, quando conversamos com alguém por mensagem, podemos passar informações pessoais que não deveriam ser vazadas.
Recentemente, essa preocupação aumentou quando um serviço de segurança russo criticou o aplicativo. Entretanto, nessa situação, a empresa acabou envolvida em polêmicas sobre terroristas que utilizavam o mensageiro para trocar mensagens.
De maneira semelhante, no Brasil, houve manchetes, no ano de 2022, que diziam o Ministro do STF determina bloqueio do Telegram no Brasil. Neste outro cenário, o aplicativo aparece envolvido em polêmicas sobre fake news.
Contudo, devemos considerar que não se fala de mensagens vazadas ou mesmo informações. O que acontece bastante é o aplicativo não bloquear os perfis que a Justiça de alguns países determina.
Isso acontece porque o Telegram é um aplicativo de alcance global e, até que se prove o contrário, a administração desse tipo de bloqueio é bastante burocrática. Tanto que o mensageiro não chegou a ser bloqueado no Brasil, apesar a notícia que diz que o STF multa Telegram em R$1,2 milhão por descumprir bloqueio de conta.
E quanto à segurança dos usuários no geral?
Quanto aos usuários, não há necessidade de entrar em pânico. Afinal, as mensagens são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Além de haver uma combinação simétrica que leva o nome de RSA 2048-bit e AES 256-bits. Assim como há uma troca de chaves Diffie-Hellman.
Além do que já falamos sobre você pode adicionar uma senha para proteger duas vezes a sua conta na hora de fazer login, você pode bloquear o aplicativo com uma senha. Isso tudo para que as suas mensagens e informações permaneçam seguras.
É possível habilitar a opção de não mostrar seu número de telefone e nem suas fotos para pessoas que você não tem o contato salvo ou para qualquer pessoa que utilize o Telegram. Dessa forma, você se preserva mais.
As empresas confiam na segurança do Telegram
Nós podemos ter certeza de que o Telegram é seguro quando uma grande companhia passa a utilizar os seus serviços. Portanto, trouxemos dois exemplos de empresas bastante populares que utilizam o Telegram.
Por exemplo, o G1 agora está no Telegram, com um canal de notícias atualizadas diariamente. Bem como a Folha lança canal no Telegram para envio de notícias, uma proposta bastante parecida, mas com iniciativa da Folha.
Quais são os recursos do Telegram?
Enfim, chegou a hora de falar sobre os recursos do Telegram realmente. Um dos recursos mais utilizados são os grupos Telegram, que permitem que até 200 mil pessoas se reúnam no mesmo chat virtual, podendo ser público ou privado.
Quando ele é público, qualquer pessoa pode pesquisar seu nome e encontrá-lo, sem precisar de um link para isso. Além disso, é possível entrar em grupos criados em quaisquer lugares do mundo.
Dentro desses grupos, é possível adicionar bot, usuários que são controlados por computadores para funções programadas. Como dar boas-vindas e explicar as regras do grupo. Além de também poder fazer pesquisas, realizar rolagem de dados e muito mais.
Outro recurso bastante interessante são os chats secretos. Eles apenas podem ser acessados por um dispositivo e não tem como tirar prints ou salvar as imagens enviadas dentro dele.
Há imagens destrutivas, que apareceram por lá bem antes do WhatsApp ter imagens destrutivas ou de visualização única. Além disso, também é possível colocar o efeito spoiler, em que a mensagem de texto não aparece até que o usuário clique.
Outro ponto importante são os canais do Telegram, utilizados para veicular notícias e até propagandas de produtos comerciais. E uma coisa que os vendedores de produtos também adoram são as breves mensagens de vídeo. Elas são feitas com o mesmo botão do áudio e aparecem como as gifs, sendo um dos recursos do Telegram mais práticos.