Anúncios
O gato pode ser uma ótima companhia para quem está buscando um pet para casa. Espertos e graciosos ao extremo, esses bichinhos também são bastante inteligentes, elegantes e brincalhões, sem falar da fofura que lhe é própria.
No entanto, não adianta ter um animal desses se ele não receber os devidos cuidados com a saúde. Oferecer uma ração premium, por exemplo, fará toda a diferença no que diz respeito à nutrição adequada do seu pet.
Anúncios
Os gatos são uma espécie de felinos que foram sendo adaptados para a convivência doméstica por ação do ser humano por anos. Essa adaptação, porém, não foi suficiente para remover algumas características que lhe são inerentes.
Esse é o caso do instinto, qualidade muito aflorada e que, por vezes, é capaz até de indicar que algo no ambiente não vai bem. O gato é um animal muito sensível ao ambiente ao redor, por isso leva um tempo até que se adapte a um espaço, especialmente se você trocar de casa ou apartamento.
Anúncios
A seguir, você vai conhecer os principais cuidados que deve ter para melhorar a qualidade de vida do seu bichano e deixá-lo muito mais feliz, sentindo-se confortável e amado.
Mantenha a caixa de areia limpa
Você já deve ter observado que os gatos gastam horas se lambendo. Trata-se do chamado “banho de gato”, uma espécie de limpeza que eles fazem para remover pelos e sujeiras. Só com isso já dá para perceber que eles são animais que gostam de bastante higiene, não é mesmo?
Portanto, o espaço onde o gato faz as necessidades fisiológicas, a famosa caixa de areia, deve estar sempre limpo. Faça a troca da areia pelo menos uma vez por dia para não correr o risco de encontrar xixi ou cocô em lugares inadequados.
Leve-o ao veterinário periodicamente
Assim como nós, humanos, precisamos fazer uma visita médica de rotina para checar como está a nossa saúde, os gatos também precisam dessa ida ao veterinário periodicamente. Esse médico especializado em animais vai poder dizer se está tudo bem com seu gatinho e ainda verificar se ele está com todas as vacinas em dia.
Castre o seu bichano
A castração é uma cirurgia essencial para a qualidade de vida de qualquer animal doméstico, tanto fêmea quanto macho, por evitar os sintomas próprios do cio e a aparição de ninhadas indesejadas. Além disso, evita o aparecimento de doenças futuras, como cânceres que podem aparecer em animais que nunca cruzaram.
Dê ração de qualidade
Você sabia que um dos maiores problemas de saúde dos gatos domésticos estão relacionados à obesidade? Isso porque, na maioria das vezes, eles não estão sendo alimentados com a ração adequada, a quantidade está acima do permitido, é disponibilizada o dia todo ou o animal recebe petiscos e comida humana demais.
A avaliação nutricional caberá ao veterinário, que costuma indicar uma ração de qualidade superior, a exemplo da premium. Assim, o gato vai ficar nutrido e satisfeito, com mais qualidade de vida e disposição. Não se esqueça de deixar uma tigela de água sempre fresca à disposição dele.
Brinque com seu gato
Um animal que recebe carinho e atenção é feliz — disso ninguém duvida. Por isso, é tão necessário separar um momento do seu dia para se divertir com o seu gato. Por serem curiosos, os bichanos se entretêm com facilidade.
Use uma luzinha, uma pena amarrada numa vareta ou até um ratinho de brinquedo para que ele possa “caçar”. Essa espécie de perseguição vai ser uma baita diversão para seu gato.
Conteúdo produzido para Jornal Leia Notícias