Anúncios
Trabalhar em casa pode ser uma delícia. Afinal, é possível ter mais flexibilidade na hora de acordar e fazer as refeições, sem o estresse do trânsito para ir e voltar do escritório.
No entanto, a maioria das pessoas não tem um cômodo estruturado para a realização do expediente, precisando correr para montar um ambiente que seja ergonômico e confortável para poder trabalhar remotamente.
Anúncios
Então, o que esse espaço precisa ter? Além de itens de decoração, que personalizam o local, deixando-o mais agradável, já que este é o cômodo no qual o profissional vai passar a maior parte do seu dia, há móveis e aparelhos essenciais para o escritório caseiro.
1. Ergonomia
Fundamental para manter a saúde do profissional, a ergonomia correta pode ser obtida com o uso de acessórios simples, como apoios para os punhos, os pés e o laptop, além de um mouse vertical.
Anúncios
É importante lembrar que a tela do computador deve ficar na altura dos olhos do profissional, para que ele não tenha que inclinar o pescoço para conseguir visualizar o que está no equipamento.
Os braços também devem ficar totalmente apoiados enquanto digitam, e as pernas devem estar apoiadas para formar um ângulo de 90°. Dessa forma, é possível prevenir problemas posturais e lesão por esforço repetitivo (LER).
2. Cadeira
Como um dos principais móveis do home office, a cadeira deve ser confortável, ergonômica e fácil de ser higienizada no dia a dia. Sem contar que ela deve caber no ambiente do escritório sem prejudicar a movimentação pelo cômodo.
A cadeira deve ter encosto para o pescoço e apoiar totalmente a coluna lombar. É ideal que tenha apoio para os braços e regulagem tanto de altura, quanto do encosto, assim, pode ser usada com mais conforto e ergonomia.
Os rodízios são opções que garantem mobilidade e praticidade no dia a dia. Quanto ao revestimento, o couro (natural ou sintético) é mais fácil de limpar do que outros tecidos, mas também aquece mais nos dias de verão.
O revestimento no estilo tela de tecido sintético ajuda a pele a respirar e o suor a evaporar, sendo também fácil de higienizar no dia a dia. Para os mais calorentos, pode ser a melhor pedida.
3. Mesa
Este é um apoio importante para o trabalho do dia a dia. O ideal é que tenha design arredondado, para favorecer a ergonomia. O móvel também deve ter espaço suficiente para todos os itens que o profissional precisa.
Dependendo da profissão, é preciso lembrar que a mesa deve comportar computador, tela extra, caixa de som, papéis, calendário, canetas, impressora, telefone e outros equipamentos importantes para o dia a dia da carreira.
Uma mesa do tipo escrivaninha, com gaveta embutida, ajuda a organizar o espaço de trabalho sem ocupar muito o cômodo. Uma bancada fixa na parede também é bastante útil, em especial, para quem precisa dividir o home office
4. Computador
Este aparelho eletrônico se tornou o melhor amigo do profissional que trabalha em casa. Desktop ou notebook, não importa: o principal é que tenha capacidade de memória e processamento adequados às atividades do dia a dia.
Também é importante que o computador tenha um bom programa de antivírus para garantir a segurança de todos os processos virtuais do cotidiano, como troca de arquivos e e-mails, além de reuniões on-line.
Há empresas que trabalham com a rede “na nuvem”, outras, com VPN. É importante conhecer todas as ferramentas disponíveis pela instituição para a qual trabalha e tirar o máximo proveito delas.