29 março, 2024

Últimas:

4 dicas para que os pais tenham mais paciência com as crianças na quarentena

Anúncios

Durante a quarentena, as famílias estão com uma nova rotina e com uma convivência intensificada, já que todos estão passando mais tempo em casa. Isso pode levar a momentos de estresse, nos quais os adultos acabam descontando suas frustrações nas crianças. Para que isso não aconteça, Nathalia Pontes, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento educacional na PlayKids, elaborou dicas sobre como os pais podem ter mais paciência com os pequenos no período de isolamento social. 

1.Estabeleça limites claros

Anúncios

É preciso que as crianças saibam o que elas podem e não podem fazer. Quando obedecerem, os pais podem usar o reforço positivo, com elogios, por exemplo. Já quando elas desobedecerem, os pais devem deixar isso claro – de forma cordial, mas firme. 

2.Crianças devem ser tratadas como crianças 

Anúncios

Segundo Nathalia, é comum que a criança seja tratada como um adulto de de vez em quando. Mas a especialista alerta: a criança continua imatura, pois ela está em formação, assimilando muito dos acertos e erros e testando limites. Ela ainda não está completamente formada, o que implica em falhas e na necessidade de muito acompanhamento ao longo do caminho. 

3. Avalie qual é o motivo da impaciência

É importante que os pais reflitam sobre o real motivo da irritação. Um bom começo é analisar quando ela começou: a irritação está ali desde o começo do dia ou teve início depois de algo pontual? Ela foi desencadeada pelo que a criança fez? Dessa forma, é possível lidar com a raiz do problema. 

4.Reconheça seus erros

“Permita-se errar e peça desculpas ao seu filho. Isso mostra que você também erra e que falhar faz parte do processo”, declara Nathalia. Ou seja, se os pais agirem de forma incorreta ou perderem a paciência com as crianças, é preciso reconhecer. Nathalia recomenda que os pais assistam à palestra TED da Brené Brown sobre vulnerabilidade, já que ser vulnerável demonstra humanidade e abre espaço para a empatia, características que os pais querem incitar nos pequenos. 

Fonte: Jornal Metro

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias