22 de janeiro, 2026

Últimas:

ANEEL monitora riscos no setor elétrico com novo gabinete

ANEEL monitora riscos no setor elétrico com novo gabinete

Anúncios

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) criou o gabinete permanente para acompanhar as condições de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). O SIN é responsável pela integração da geração e transmissão de energia elétrica no Brasil. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) ocorreu na quarta-feira (21) por meio da Portaria 14 de 2026.

O SIN conecta usinas hidroelétricas, termelétricas, eólicas e solares em praticamente todo o território nacional. Como intempéries podem acontecer invariavelmente, como períodos de estiagem, aumento de consumo ou falhas operacionais, o sistema elétrico pode entrar em situação de alerta e se faz necessária ação coordenada do governo e órgãos reguladores. O novo gabinete atuará diretamente nesse segmento, tomando assim decisões e ações mais rápidas.

Anúncios

Este novo gabinete ficará subordinado diretamente à Diretoria Colegiada da ANEEL e atuará com o monitoramento contínuo da situação do sistema elétrico, reportando ao Ministério de Minas e Energia (MME), além de dar suporte nas medidas para garantir a segurança do suprimento de energia.

Este gabinete será coordenado por Giácomo Bassi, superintendente de Fiscalização dos Serviços de Transmissão, e contará com representantes de diversas áreas da ANEEL.

Anúncios

Para a CEO de Estratégia da EcoPower Eficiência Energética, Náchila Santos, as atribuições do novo gabinete vão de encontro a um anseio de todo o segmento elétrico, que atualmente sofre com a demora nas tomadas de decisão e ação dos órgãos competentes sempre que necessário na resolução dos problemas: “Inconvenientes sempre podem ocorrer. Não é sempre que conseguimos antecipar problemas e só tomamos consciência quando eles ocorrem. Onde são necessárias decisões assertivas para viabilizar a melhor resolução dos problemas. O novo gabinete da ANEEL pode ser uma solução efetiva, para que, sempre que necessário, o sistema elétrico não sofra tanto quando surgirem essas eventualidades”.

Náchila aponta que a EcoPower, desde seu início, sempre buscou acompanhar cada projeto em todo detalhe, para mitigar ao máximo possíveis equívocos: “Em todo o processo, desde a tratativa com o cliente até o pós-venda, a EcoPower busca acompanhar em todos os detalhes para que erros não aconteçam. É claro que, pela proporção que a empresa alcançou de atender ao Brasil todo, é, praticamente, impossível que alguma ou outra eventualidade não ocorra. Mas buscamos a resolução dos problemas com agilidade e, sobretudo, equidade. Nossos clientes têm nosso respeito”, finaliza.

Talvez te interesse

Últimas

Agência Nacional cria novo gabinete para garantir agilidade nas decisões sobre eventualidades na rede de energia elétrica...

Categorias