05 de novembro, 2025

Últimas:

Klüber Lubrication trouxe novidades para o “curtailment” na Brazil Windpower

Klüber Lubrication trouxe novidades para o “curtailment” na Brazil Windpower

Anúncios

A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve e produz lubrificantes, graxas e óleos para mais de 30 indústrias, marcou presença mais uma vez na Brazil Windpower 2025, evento de energia eólica para a América Latina que ocorreu em São Paulo (SP). Nessa edição, além da sua linha específica de lubrificantes para o setor, a empresa trouxe como novidade as soluções dentro do cenário do “curtailment”, ou seja, as limitações forçadas que ocorrem na geração de energia. A gerente de mercado Isabela Carrer e o time de especialistas receberam os visitantes no estande C-70.

Mesmo com vento suficiente e equipamentos em pleno funcionamento, a geração de energia eventualmente precisa ser interrompida devido a limitações técnicas, regulatórias ou de infraestrutura. Essa realidade, já conhecida no mercado brasileiro, impacta a eficiência operacional e a rentabilidade dos projetos. Na relação entre o curtailment e a gestão da manutenção das turbinas eólicas, a lubrificação serve para otimizar a operação, reduzir custos e prolongar a vida útil dos equipamentos.

Anúncios

“Com o avanço da energia eólica e o aumento da complexidade operacional dos parques, a lubrificação deixou de ser um detalhe técnico para se tornar parte central da gestão dos ativos. Por isso, quando relacionamos ao curtailment, estamos pensando em antecipação, em evitar perdas desnecessárias e em ampliar a autonomia operacional dos parques. As soluções fornecem um gerenciamento proativo da lubrificação, visando mitigar essa ocorrência e otimizar a eficiência”, analisa a gerente de mercado.

Os destaques foram os lubrificantes destinados aos rolamentos principais:

Anúncios

  • Kluberplex BEM 41-141: homologado por diversos fabricantes e diferenciado pela sua capacidade de refluxo, comportamento essencial e indicativo de que o lubrificante se mantém no ponto de contato. Mantém a formação de filme lubrificante confiável que garante a proteção dos rolamentos mesmo em baixas rotações, evitando a formação de micropitting e consequentes falhas prematuras.
  • Klübersynth BEM 48-1501: graxa desenvolvida para situações em que os rolamentos principais já apresentam sinais de falha, mas ainda podem ser mantidos em operação com segurança. A solução, conhecida como uma estratégia técnica de resgate, foi formulada para atuar exatamente nesse cenário.

“Em testes de campo e aplicações reais, ela tem demonstrado redução de vibração e temperatura em rolamentos com desgaste ou defeitos iniciais; melhora temporária nas condições operacionais, mesmo com danos já presentes; capacidade de prolongar o uso do componente até a próxima parada planejada e minimização do risco de parada emergencial da turbina”, acrescenta Carrer.

Uma outra solução da Klüber Lubrication em destaque foi:

  • Klübersynth GEM 4-320 N: desenvolvido com formulação que atua na multiplicadora e proteção dos rolamentos. Aprovado pelos mais importantes fabricantes de engrenagens.

“Para que o setor eólico continue se desenvolvendo de forma sustentável e segura, será essencial equilibrar inovação, investimento em infraestrutura e estratégias operacionais robustas, especialmente na gestão desses ativos críticos. Por isso, foi tão importante para a Klüber Lubrication estar presente mais uma vez na Brazil Windpower, para ouvir o que o mercado está pedindo e poder criar soluções em conjunto que abrangem todos os pontos de lubrificação”, finaliza Isabela Carrer.

Talvez te interesse

Últimas

HRtech se consolida como uma das principais referências nacionais em tecnologia para a gestão trabalhista e sindical e reforça o...

Categorias