30 de setembro, 2025

Últimas:

Conferência da Universidade Hamad Bin Khalifa lidera diálogo global sobre o futuro da ética da IA

Anúncios

A conferência da Universidade Hamad Bin Khalifa (HBKU) intitulada AI Ethics: The Convergence of Technology and Diverse Moral Traditions (Ética da IA: a convergência da tecnologia e das diversas tradições morais, em português) foi encerrada com um apelo por uma estrutura unificada e culturalmente inclusiva para a Inteligência Artificial (IA). Realizado no Catar, este evento crucial marcou um marco no discurso em torno da IA e suas implicações éticas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250929687297/pt/

Anúncios

The opening plenary session from HBKU's AI Ethics conference (Photo: AETOSWire)

The opening plenary session from HBKU’s AI Ethics conference (Photo: AETOSWire)

Anúncios

A conferência reuniu acadêmicos internacionais de renome, formuladores de políticas, especialistas da indústria de tecnologia, especialistas em ética e outros. Suas contribuições destacaram o interesse multidisciplinar em soluções colaborativas que alinhem a IA com a diversidade das tradições morais. O diálogo também gerou novas parcerias intersetoriais para impulsionar a inovação e moldar o futuro do campo. Seis áreas temáticas — saúde, planejamento urbano, segurança, educação, finanças e futuro do local de trabalho — ressaltaram a necessidade imperativa de integrar considerações éticasàadoção da IA em todos os setores.

Embora cada um desses temas tenha desencadeado uma série de conversas instigantes, um dos debates mais oportunos examinou o uso da IA ​​em conflitos armados, destacando as dimensões jurídicas, éticas e políticas dos Sistemas de ApoioàDecisão por Inteligência Artificial no âmbito do Direito Internacional Humanitário. A crescente influência da IA ​​nos valores humanos e nas escolhas éticas em situações complexas foi ainda mais enfatizada nas relações médico-paciente na era da IA. As discussões revelaram os profundos desafios éticos na salvaguarda da confiança, da autonomia e da dignidade humana.

Após dois dias de diálogos produtivos, a conferência gerou recomendações para um futuro da IA alinhado com os diversos panoramas morais de todas as sociedades globais. Para isso, é necessário um arcabouço abrangente que vá além da discussão predominantemente ocidental, avançando para uma compreensão justa, equilibrada e globalmente inclusiva de todas as características culturais e morais.

O evento também pediu uma maior integração das tecnologias e métodos de IA nas áreas de foco para preparar as futuras gerações. Isso deve ser acompanhado pelo alinhamento de estruturas políticas internacionais, a fim de promover o impacto positivo das tecnologias emergentes enquanto se enfrentam os possíveis riscos.

A conferência sobre Ética da IA serviu como ponto de encontro para conversas diversas e voltadas para o futuro dentro do discurso global sobre inteligência artificial. Atuando como articuladora e centro de conhecimento para discussões impactantes, a HBKU também posiciona as instituições educacionais como agentes significativos na promoção de soluções fundamentadas em pesquisa para os desafios globais.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

*Fonte: AETOSWire

Contato:

Sra. Taiba Saoud Al-Rodaini

media@hbku.edu.qa

Tel.: +974 44540934

Fonte: BUSINESS WIRE

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Instituição afirmou que fluxos e escalas serão reorganizados para evitar prejuízos à população entre os dias 1º e 3...

Categorias