10 de novembro, 2025

Últimas:

Cidades inteligentes avançam com serviços digitais

Cidades inteligentes avançam com serviços digitais

Anúncios

O conceito de cidades inteligentes vem ganhando espaço no Brasil como alternativa para melhorar a qualidade de vida da população e aumentar a eficiência dos serviços públicos. A estratégia envolve desde a digitalização de processos administrativos até o uso de plataformas integradas para facilitar o acesso a informações e reduzir a burocracia em áreas como saúde, educação, transporte e arrecadação municipal.

De acordo com a pesquisa Uso de Serviços Digitais – Um retrato do Brasil, realizada em 2025 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 77% dos brasileiros consideram fácil o acesso a serviços públicos digitais. O estudo destaca o avanço do país na oferta de soluções online para o cidadão, especialmente em áreas de serviços municipais.

Anúncios

Segundo o livro A Transformação Digital nas Administrações Tributárias Municipais, publicado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a adoção de plataformas digitais de arrecadação tem promovido ampliação da receita própria e redução da inadimplência e da sonegação fiscal. A entidade aponta que a transformação digital é um dos principais caminhos para fortalecer a sustentabilidade financeira das cidades.

Outro ponto de destaque é a utilização de ferramentas de inteligência de dados e painéis de monitoramento em tempo real. Essas soluções permitem que gestores acompanhem indicadores estratégicos, identifiquem gargalos e tomem decisões mais rápidas e embasadas, contribuindo para o aprimoramento da administração pública e a transparência na gestão.

Anúncios

No Brasil, empresas especializadas têm apoiado prefeituras e câmaras na digitalização de processos, desde a arrecadação até a gestão administrativa. O Grupo Thema/Pólis, por exemplo, atua há mais de 30 anos desenvolvendo sistemas que integram serviços digitais ao cidadão e ferramentas de gestão para municípios de diferentes portes.

"As cidades inteligentes deixam de ser tendência e se tornam necessidade para ampliar a eficiência e o atendimento ao cidadão", afirma Marcelo Bicca, Diretor Comercial do Grupo Thema/Pólis. Segundo ele, soluções digitais de gestão pública representam um dos pilares para que os municípios consigam enfrentar desafios como aumento populacional, restrição orçamentária e exigências por mais transparência.

O Relatório da ONU sobre Governo Digital 2022 também reforça que a combinação entre tecnologia, governança e participação cidadã é fundamental para consolidar um ecossistema de cidades inteligentes no país. O documento destaca que países com maior integração de dados e envolvimento social avançam mais rapidamente na oferta de serviços públicos digitais.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Nova unidade do Mercadão dos Óculos será inaugurada no dia 13 de novembro na Rua Major Matheus e marca...

Categorias