01 de setembro, 2025

Últimas:

CGTN: Presidente Xi fala sobre amizade, cooperação e multilateralismo no SCO Summit

Anúncios

O Shanghai Cooperation Organization Summit 2025 está ocorrendo na cidade portuária chinesa de Tianjin. Desde sábado, o presidente chinês Xi Jinping tem realizado reuniões bilaterais com líderes estrangeiros visitantes. A CGTN publicou um artigo sobre as palestras de Xi, no qual ele destacou a importância da amizade, da cooperação e do multilateralismo nas relações internacionais e na governança global.

PEQUIM, Sept. 01, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — O presidente chinês, Xi Jinping, está realizando reuniões bilaterais intensivas com líderes estrangeiros paralelasàShanghai Cooperation Organization 2025 (SCO) em Tianjin, onde destacou a importância da amizade, da cooperação prática e do multilateralismo.

Anúncios

A reunião, de 31 de agosto a 1º de setembro, marca a quinta vez que a China sedia o evento e será a maior da história da organização. Líderes de mais de 20 países e chefes de 10 organizações internacionais se reunirão na cidade portuária para analisar as conquistas da SCO, traçar seu curso futuro e avançar na criação de uma comunidade mais próxima da SCO com um futuro compartilhado.

Destaque de amizades duradouras

Anúncios

Desde sábado, Xi vem realizando reuniões bilaterais com líderes estrangeiros visitantes, destacando a importância dos laços duradouros e da amizade.

Ao se encontrar com o primeiro-ministro egípcio Mostafa Madbouly, Xi disse que a China e o Egito devem ser bons irmãos, com firme apoio mútuo. Madbouly, por sua vez, elogiou a China como o verdadeiro parceiro e amigo do Egito, acrescentando que o Egito está pronto para desenvolver ainda mais suas relações bilaterais.

Ao se encontrar com o primeiro-ministro cambojano Hun Manet, Xi elogiou a amizade “inquebrável” China-Camboja, dizendo que a amizade bilateral resistiu ao tempo, é sólida e é um ativo compartilhado pelos dois povos.

Em conversas com o presidente interino de Mianmar, Min Aung Hlaing, Xi observou que a amizade de “pauk-phaw” (irmãos) entre os dois povos tem um profunda raiz e está sempre renovada.

Xi também elogiou a amizade China-Nepal ao se encontrar com o primeiro-ministro nepalês, KP Sharma Oli. Ele disse que a China e o Nepal, como vizinhos próximos há gerações, escreveram juntos um capítulo de boa vizinhança e amizade nas últimas sete décadas.

Ampliação da cooperação prática

A cooperação foi outro tema recorrente nas reuniões de Xi.

Em conversas com o presidente cazaque Kassym-Jomart Tokayev, Xi pediu um alinhamento mais próximo das estratégias de desenvolvimento e uma cooperação mais profunda nas áreas de energia, infraestrutura e políticas. Com o Egito, ele pediu uma maior sinergia entre a Belt and Road Initiative (BRI) da China e a “Visão 2030” do Egito, enfatizando a cooperação na fabricação conjunta e na energia verde. Xi também destacou dois projetos conjuntos China-Camboja: o Industrial and Technological Corridor (ITC) e o Fish and Rice Corridor (FRC), em conversas com Hun Manet.

Da Zona de Cooperação Econômica e Comercial do Suez no Egito ao ITC e FRC do Camboja, do China-Myanmar Economic Corridor ao aprimoramento da conectividade com o Nepal, a BRI da China continua sendo o fio condutor que liga a cooperação da China com os parceiros da SCO.

Nos últimos cinco anos, o comércio entre a China e outros membros da SCO aumentou, atingindo um recorde de US $512,4 bilhões em 2024. Uma recente pesquisa da CGTN revelou que mais de 85% dos entrevistados nos países da SCO acreditam que a BRI da China alcançou resultados notáveis na promoção da conectividade e do desenvolvimento de alta qualidade entre os estados membros da SCO.

Defesa do multilateralismo e a visão correta da história da Segunda Guerra Mundial

Este ano marca o 80º aniversário da vitória da Guerra Mundial Antifascista e da fundação das Nações Unidas. Em uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres, Xi enfatizou que o multilateralismo, a solidariedade e a cooperação são a resposta certa para os desafios globais.

Ele reafirmou o compromisso da China com o genuíno multilateralismo e seu apoio ao papel central da ONU nos assuntos internacionais, acrescentando que a China está disposta a aprofundar a cooperação com a ONU e salvaguardar conjuntamente a paz mundial e promover o desenvolvimento e a prosperidade.

Xi e outros líderes da SCO devem emitir uma declaração marcando o 80º aniversário da vitória da Guerra Mundial Antifascista e da fundação das Nações Unidas na cúpula de Tianjin. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, a declaração reafirmará o compromisso da nação com uma visão correta da história, defenderá os frutos duramente conquistados da Segunda Guerra Mundial e pedirá às nações que aprendam com o passado para a criação de um futuro melhor.

Para mais informações, visite:
https://news.cgtn.com/news/2025-08-31/Xi-stresses-friendship-cooperation-and-multilateralism-at-SCO-Summit-1GhwqVmzZYs/p.html


Contato: CGTN cgtn@cgtn.com

Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9521152)

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O Shanghai Cooperation Organization Summit 2025 está ocorrendo na cidade portuária chinesa de Tianjin. Desde sábado, o presidente chinês...

Categorias