18 de setembro, 2025

Últimas:

Unilab e IGC fortalecem saúde mental no Ceará

Unilab e IGC fortalecem saúde mental no Ceará

Anúncios

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e o Instituto de Gestão e Cidadania (IGC Brasil) iniciaram dois projetos voltados à melhoria da saúde pública em municípios do Ceará. As ações integram ensino, pesquisa e gestão, com foco na qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) e no fortalecimento dos serviços de saúde mental.

O projeto Indica Saúde tem como meta elevar o desempenho de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento da Atenção Básica (IDAB). A proposta prevê uso de dados para diagnóstico local, capacitações direcionadas e acompanhamento contínuo das equipes. A expectativa é qualificar cerca de 70 profissionais ligados à gestão das UBS, promovendo melhorias sustentáveis no atendimento.

Anúncios

A segunda iniciativa, intitulada Saúde Mental, tem como foco ampliar o acesso a serviços especializados nessa área. Em cinco municípios, será realizado um levantamento das principais demandas de atendimento, seguido por ações de promoção da saúde, prevenção de transtornos leves, diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo dos pacientes.

"O Projeto Saúde Mental tem uma importância fundamental como estratégia de melhor comunicação entre o atendimento em saúde mental e a gestão da APS nos municípios do Estado do Ceará, facilitando o trabalho conjunto e tornando o cuidado em saúde mental mais resolutivo e integrado. A parceria entre UNILAB e IGC Brasil colabora para a efetivação e desenvolvimento do ambiente digital pela capacidade de trabalho das equipes envolvidas para a criação do artefato", afirma a professora Dra. Fátima Bertini, coordenadora acadêmica do projeto pela Unilab.

Anúncios

Segundo Larissa Nicolete, coordenadora acadêmica do Indica Saúde pela UNILAB, o IGC Brasil foi selecionado para ser o parceiro no desenvolvimento do projeto e que "vai auxiliar na execução deste projeto, que busca não apenas melhorar indicadores de saúde, mas também promover maior equidade e sustentabilidade na Atenção Primária à Saúde no Ceará".

De acordo com o IGC Brasil, as ações dialogam com as diretrizes do Ministério da Saúde para a APS, que incluem acolhimento, escuta qualificada e coordenação do cuidado em saúde mental.

As instituições reforçam que a cooperação entre universidade e gestão pública amplia o impacto social e fortalece o sistema de saúde, com o objetivo de desenvolver maneiras de entregar maior qualidade e resolutividade para a população.

Integração e desenvolvimento regional

A Unilab, criada em 2010, tem como missão promover a integração entre o Brasil e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nos projetos em andamento, a universidade contribui com conhecimento científico, metodologias de capacitação e acompanhamento técnico, alinhando ensino e demandas sociais.

Para os municípios participantes, os impactos esperados são:

  • Na APS: melhora do desempenho das UBS, avanços nos indicadores do programa Previne Brasil e maior eficiência no uso de recursos.
  • Na saúde mental: diagnóstico das necessidades locais, formulação de políticas mais assertivas e ampliação do acesso a cuidados especializados.

Experiência em gestão aplicada à saúde

O Instituto de Gestão e Cidadania é uma Organização Social criada em 2015, especializada na administração de serviços públicos, especialmente na área da saúde. Com atuação em hospitais, unidades de pronto-atendimento, UBS e Centros de Atenção Psicossocial, a instituição adota os fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), como referência para seu sistema de gestão e melhoria contínua.

"Essa parceria entre organizações sociais e universidades é um motor de transformação concreta nos territórios. Mas para que os projetos saiam do papel e gerem impacto real, o apoio das gestões municipais é absolutamente essencial para que esses projetos alcancem seus objetivos de maneira plena", destaca Etna Rocha, assessora presidencial do IGC.

Talvez te interesse

Últimas

Atividade permitirá conhecer soluções em eficiência energética, reúso de efluentes e gestão de resíduos. ...

Categorias