Anúncios
O emagrecimento saudável pode influenciar na longevidade e na prevenção de doenças. É o que destaca o médico Dr. Ítalo Nordman (CRM:7757/MA RQE: 4171). Segundo o especialista, protocolos personalizados e acompanhamento contínuo ajudam a recuperar a vitalidade de pacientes que enfrentaram sobrepeso, fadiga e baixa autoestima.
Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), noticiados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), alertam que 34,66% da população brasileira está com algum nível de obesidade. Entre os níveis (grau III, II e I), somam-se 9 milhões de pessoas.
Anúncios
Nesse cenário, Dr. Ítalo Nordman ressalta que o emagrecimento saudável pode contribuir diretamente para o aumento da longevidade: “Emagrecer de forma saudável significa viver mais e com mais qualidade. Isso porque o processo reduz a inflamação no corpo, protege o coração, ajuda a equilibrar os hormônios e fortalece a saúde mental”.
Doenças crônicas podem ser prevenidas ou controladas
Anúncios
Pessoas obesas têm mais chances de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer, conforme publicação da Biblioteca Virtual em Saúde.
O médico explica que diversas condições crônicas podem ser prevenidas ou controladas com a perda de peso sustentada, que ajuda a contribuir para reduzir a resistência à insulina, controlar o diabetes tipo 2 e diminuir a inflamação crônica.
“Além disso, ela reduz o risco de hipertensão, dislipidemias, esteatose hepática e até mesmo a probabilidade de certos tipos de câncer, como os de mama e cólon. O emagrecimento equilibrado pode ter um impacto positivo para glicemia, sensibilidade à insulina, perfil lipídico, marcadores inflamatórios, pressão arterial, indicadores hormonais e metabólicos, função hepática e enzimática, além da qualidade do sono e da função cognitiva”, detalha.
Protocolo individualizado
Dr. Ítalo Nordman destaca que um protocolo individualizado é essencial porque leva em conta fatores como genética, hormônios e rotina.
“Ele permite ajustar alimentação, treino e sono de maneira precisa e contínua, respeitando o metabolismo de cada pessoa. Isso evita platôs e pode tornar o processo mais científico, seguro e consistente”, explica.
Para o Dr. Ítalo Nordman, o acompanhamento médico contínuo é fundamental para evitar o “efeito sanfona”, pois permite ajustes regulares de acordo com as respostas do corpo.
“Isso ajuda a manter o metabolismo ativo, corrigir desequilíbrios precocemente e garantir a adesão ao plano, transformando o emagrecimento em um estilo de vida e não em um ciclo de perda e ganho”, afirma.
Fatores clínicos, bioquímicos e comportamentais
De acordo com o especialista, a elaboração de um plano personalizado envolve uma combinação de fatores clínicos, bioquímicos e comportamentais. O primeiro passo é a análise de exames laboratoriais e hormonais (como glicemia, perfil lipídico, função hepática e renal, hormônios da tireoide, sexuais e marcadores inflamatórios) que ajudam a identificar disfunções ou deficiências relacionadas ao peso.
“Depois, o histórico clínico e medicamentoso é avaliado, incluindo doenças como SOP, hipotireoidismo, diabetes, distúrbios emocionais e o uso de medicamentos que afetam o metabolismo”, acrescenta.
Segundo o Dr. Ítalo Nordman, também é considerado o estilo de vida da pessoa: qualidade do sono, níveis de estresse, alimentação, atividade física, rotina de trabalho e hábitos alimentares. “Outro ponto importante são as preferências e restrições alimentares, levando em conta dietas anteriores, intolerâncias, cultura alimentar e escolhas como vegetarianismo ou veganismo”, diz.
Por fim, o médico ressalta que as metas e a motivação do paciente são fundamentais para definir o nível de engajamento e o tipo de protocolo. “Um plano realmente eficaz vai além do simples controle calórico. Ele integra ciência, prática clínica e a realidade individual, o que pode garantir resultados mais sustentáveis e seguros”, resume.
Dr. Ítalo Nordman atua em São Luís (MA), com a combinação de experiência clínica, abordagem integrativa e foco em emagrecimento saudável e performance através de protocolos personalizados e acompanhamento contínuo.
Para mais informações, basta acessar: https://dritalonordman.com.br/