Anúncios
A gestão energética está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela integração de soluções tecnológicas baseadas em baterias. Tradicionalmente, a eletricidade era gerada e consumida de forma linear, sem possibilidade de armazenamento eficiente. Hoje, é possível otimizar seu uso, reduzir desperdícios e garantir um fornecimento mais estável e sustentável.
Setores como data centers, hospitais, sistemas ferroviários, empresas de logística com grandes frotas de veículos industriais e players do mercado de telecomunicações estão adotando essas tecnologias.
Anúncios
Empresas que saíram na frente e adotaram baterias em seus modelos de gestão de energia observam uma melhoria na qualidade e na estabilidade do fornecimento elétrico, mitigando oscilações que podem comprometer operações críticas.
Ao integrar baterias a fontes renováveis, como solar e eólica, as organizações reduzem sua pegada de carbono e avançam em suas agendas ambientais.
Anúncios
Nesse contexto, o Grupo Moura investe de forma estratégia para ampliar seu portfólio, que hoje supera 3.000 modelos de produtos para aplicações nos setores de baterias estacionárias, tracionárias, ferroviárias ou náuticas. “Pensamos, idealizamos, desenvolvemos e estamos entregando o futuro, agora”, destaca o diretor comercial de baterias industriais da Moura, Thiago Melo, enfatizando a capacidade da empresa de antecipar as necessidades do mercado.
A Moura se tornou uma organização que desenvolve tecnologias e soluções para a gestão de energia. O compromisso com a inovação e a ampliação de sua atuação refletem uma estratégia de crescimento sustentado e alinhado às tendências globais. Ao longo das últimas décadas, a empresa investiu em pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos que vão além do armazenamento energético, entregando inteligência operacional.
Benefícios na prática
“Ao otimizar o uso de energia e facilitar a integração de fontes renováveis, as baterias estacionárias contribuem para a redução da dependência de fontes fósseis e das emissões de gases de efeito estufa. A tecnologia desenvolvida pela Moura, especialmente a linha NoBreak, também contribui para a estabilização da rede elétrica interna, fornecendo energia de reserva para equipamentos sensíveis e garantindo a continuidade das operações em caso de falhas ou oscilações na rede principal para setores como data centers, instituições financeiras, hospitais e indústrias”, explica Thiago Melo.
Em energias renováveis, as baterias estacionárias são capazes de armazenar energia para uso em períodos de baixa ou nenhuma geração, como durante a noite ou em dias nublados. Isso é especialmente vantajoso para sistemas de energia solar, garantindo um fornecimento contínuo e estável de eletricidade. Além disso, em sistemas híbridos, as baterias funcionam como backup, assegurando o funcionamento ininterrupto das operações mesmo em casos de queda de energia.