08 de outubro, 2025

Últimas:

Empresas devem consultar FAP 2026 para planejamento previdenciário

Empresas devem consultar FAP 2026 para planejamento previdenciário

Anúncios

Em 30 de setembro deste ano, foi disponibilizada a nova lista de índices do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que definirá a carga previdenciária incidente sobre a folha de pagamento das empresas para o ano-calendário de 2026. A medida, conforme estabelece a Portaria Interministerial MPS/MF nº 10/2025, impacta diretamente os custos de folha de pagamento, em especial, a contribuição aos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT), inclusive sobre o 13º salário.

O índice FAP é calculado com base em elementos como a emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), benefícios previdenciários concedidos, massa salarial, número médio de vínculos e taxa de rotatividade. Quanto maior for a frequência e a gravidade dos acidentes ou doenças ocupacionais, maior tende a ser o índice atribuído à empresa.

Anúncios

Segundo Oderley Oliveira, coordenador jurídico da MMADVS, “esse é um momento estratégico para que empresas identifiquem possíveis distorções nos dados e se organizem para mitigar riscos de recolhimentos indevidos. A contestação do FAP é um instrumento importante de governança previdenciária”. O período para apresentação de contestações administrativas vai de 1º a 30 de novembro de 2025.

Os índices poderão ser consultados diretamente nos portais da Previdência Social e da Receita Federal, sendo recomendável que os setores de RH, segurança e saúde do trabalho, contabilidade e jurídico das empresas atuem de forma coordenada na análise técnica.

Anúncios

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios “O Senegal oferece um mercado em crescimento no âmbito da Área de Livre Comércio Continental, apoiado por um ambiente...

Categorias