06 de novembro, 2025

Últimas:

Cancelou.com lança operação de crédito para advogados

Cancelou.com lança operação de crédito para advogados

Anúncios

Na esteira do crescimento das empresas financeiras no Brasil, surgem novos modelos de negócios no setor. O mais recente é da Cancelou.com, empresa especializada em monetização de ativos judiciais contra companhias aéreas. A marca expandiu sua atuação com o lançamento de uma financeira voltada a advogados autônomos e escritórios que buscam antecipar seus pagamentos.

A projeção inicial da companhia é de antecipar em média 300 sentenças judiciais por mês no próximo ano, movimentando entre 500 mil e um milhão de reais em créditos. "O nosso foco sempre foi nas ações contra as companhias aéreas, mas nós também já começamos a antecipar sentenças de outras áreas, como no setor bancário. A tendência, ainda, é de que consigamos expandir nossa base de atuação", afirma Humberto Lima, especialista em gestão e CEO da Cancelou.com.

Anúncios

O movimento estratégico da organização tem como objetivo seguir uma tendência de mercado. A performance das financeiras digitais no ano passado foi de alta bastante acima de outros setores da economia. Os números mostram que elas superaram 67,5 milhões de contas físicas — um aumento de 26% em relação a 2023 — e mais de 55 mil empresas atendidas — 67% de aumento em comparação com o ano anterior. Os dados estão na Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2025, realizada pela PwC Brasil e pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD).

No caso da Cancelou.com, o objetivo é atender diretamente aos negócios B2B. Desde que foi fundada, em 2017, a empresa atendeu a mais de 10 mil clientes diretamente envolvidos em processos contra empresas aéreas. Em valores, a empresa acumulou mais de R$ 30 milhões em indenizações pagas aos passageiros, resultantes de um índice de êxito de 92% nas sentenças.

Anúncios

Hoje, a Cancelou.com está focada diretamente no relacionamento com os advogados que representam os clientes. "Até então atendíamos principalmente os passageiros, mas agora negociamos também diretamente com advogados ou escritórios com procuração. A financeira especializada em monetizar ativos judiciais contra companhias aéreas surge para oferecer um serviço que permite ao advogado receber a antecipação dos honorários. Ele consegue receber o valor via Pix em até 48 horas, aumentando a liquidez do seu trabalho", explica Joel Queiroz, sócio da Cancelou.com e sócio também da BR3 Capital, que atua com a monetização de ativos judiciais de diversos setores.

De acordo com o CEO Humberto Lima, uma das vantagens da oferta da Cancelou.com é que, mediante o aceite da proposta, o advogado fica instantaneamente livre do risco de um eventual recurso. A Cancelou.com assume o prazo para o pagamento do honorário, bem como do andamento da ação judicial. "Esse modelo é resultado da estrutura financeira que nós adquirimos ao longo desses anos. É o que nos dá suporte para assumirmos mesmo algumas ações de maior risco. Nosso objetivo é claro: queremos ser a principal empresa de antecipação de sentenças do Brasil, e estamos caminhando a passos largos para isso, mas com pés no chão e entendendo cada etapa desse processo", afirma o gestor.

Palavra final é do cliente

Joel Queiroz lembra que o substabelecimento pode ocorrer em diferentes fases do processo, desde a propositura da ação até a fase de execução. "A partir do momento em que a ação é ajuizada, já podemos estabelecer uma ponte com o advogado. Isto significa que nosso contato será unicamente com ele, seja durante a tramitação, na fase recursal ou até quando já foi iniciada a execução ou cumprimento da sentença", esclarece.

No entanto, Humberto Lima considera que esse processo só deve ocorrer mediante um entendimento transparente entre o advogado e o seu cliente. "É necessário que haja uma proposta clara, transparente junto ao cliente, sem ser uma decisão forçada e de forma litigiosa. O cliente tem a palavra final, porque ele também concorda com a antecipação da sentença, mas o negócio parte do advogado, uma vez que nós recorremos exclusivamente a ele", finaliza o CEO da empresa.

Talvez te interesse

Últimas

Categorias