03 de novembro, 2025

Últimas:

Imigração japonesa celebra 117 anos de história e amizade

Imigração japonesa celebra 117 anos de história e amizade

Anúncios

A celebração dos 117 anos da imigração japonesa no Brasil ocorre neste 18 de junho, data em que o navio Kasatu Maru aportou em Santos, em 1908, trazendo o primeiro grupo de imigrantes japoneses oficialmente registrados no país. Esta relação começou em 1895, quando foi assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. Em comemoração aos 130 anos deste feito, 2025 foi eleito “Ano do Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão”, fortalecendo os laços de amizade, cultura e colaboração entre os países.

Atualmente, o Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com uma estimativa de mais de 2 milhões de japoneses e seus descendentes. Outro fator que ratifica a consolidação desta relação é o comércio bilateral entre ambos os países que, em 2024, atingiu US$ 11 bilhões, segundo dados da ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Anúncios

Essa presença é refletida também na procura por espaços e instituições dedicados à preservação e disseminação da cultura nipônica, como o Museu Histórico da Sociedade Japonesa, sediado no mesmo prédio do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade; o Museu da Imigração, no bairro da Mooca; e a Japan House São Paulo, sediada na Avenida Paulista. Outros locais simbólicos da capital paulista também mantêm o legado nipônico vivo, como o bairro da Liberdade, o Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera e o Bosque das Cerejeiras no Parque da Carmo, que todos os anos recebe a florada das sakuras, como são chamadas as fores da cerejeira em japonês, em eventos tradicionais.

Nesse contexto, a Japan House São Paulo, que completou 8 anos em 2025, é uma das principais instituições contemporâneas responsáveis pela difusão da cultura japonesa atual no país, por meio de exposições, palestras, experiências gastronômicas, atividades educacionais, entre outras. A instituição já apresentou mais de 50 exposições inéditas e atingiu o marco de 4 milhões de visitantes desde a abertura.

Anúncios

Focado na trajetória histórica da comunidade japonesa, o Museu Histórico da Sociedade Japonesa, que integra o prédio do Bunkyo, possui um acervo de mais de 97 mil itens, entre documentos, fotografias e objetos que ajudam a contar a trajetória nipônica até o Brasil, destacando desde os primeiros assentamentos rurais da comunidade até suas consolidações urbanas. Já o Museu da Imigração preserva não apenas a memória da imigração japonesa como a de outros povos que construíram a história do Brasil com exposições, acervos interativos e experiências sensoriais. Ambos possuem papéis importantes na preservação das diferentes culturas que constroem a identidade brasileira.

As Festas das Cerejeiras, no Parque do Carmo e no Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera também reforçam, anualmente, os laços entre brasileiros e japoneses, mantendo a cultura viva e em constante transformação, reafirmando que os valores construídos por gerações seguem fundamentais para enriquecer, ainda mais, a diversidade cultural brasileira.

 

Serviço:

Japan House São Paulo
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
Terça a sexta, das 10h às 18h; Sábados, das 9h às 19h; Domingos e feriados, das 9h às 18h
Mais informações no site

Museu Histórico da Sociedade Japonesa – Bunkyo
 
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo
De Terça a domingo, das 10h às 17h
Mais informações no site

Museu da Imigração
Rua Visconde de Paraníba, 1316 – Mooca, São Paulo
Terça a sábado, das 9h às 17h; Domingo, das 10h às 17h
Mais informações no site

Pavilhão Japonês (Pq. Ibirapuera)
Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 10 – Parque Ibirapuera, São Paulo
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h
Mais informações no site

Bosque das Cerejeiras (Parque do Carmo)
Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera, São Paulo
Segunda a domingo, das 5h30 às 20h
Mais informações no site

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ocorrências registradas pela ROMU revelam reincidência na venda de entorpecentes no mesmo bairro de Botucatu Em dois dias consecutivos,...

Categorias