05 de julho, 2025

Últimas:

Festival de cinema independente 2º Goiânia Kino Mostra será realizado de 9 a 11

Anúncios

O Festival de cinema independente Goiânia Kino Mostra será realizado em sua segunda edição, de 09 a 11 de maio de 2025, em Goiânia, simultaneamente no Cine Cultura e no Coletivo Centopéia. O evento reforça seu compromisso com a democratização do audiovisual, o fomento à produção independente e apoio à formação de novas gerações de cineastas. Trata-se de uma realização da Sublimação Filmes e Espaço Kino com apoio do Projeto Paradiso, Cine Cultura, Coletivo Centopéia e Programa Nacional Aldir Blanc em Goiânia.

Os organizadores do evento idealizaram duas sessões de exibição (Kino Mostra Goiás e Kino Mostra Especial), uma masterclass, uma oficina e um laboratório. De todas estas promoções, apenas a Kino Lab conta com financiamento oficial, por meio do Programa Nacional Aldir Blanc de Goiânia. As exibições, oficina e masterclass estão sendo realizadas sem apoio de editais. A mostra foi dividida em duas partes: uma destinada ao público em geral, que será gratuita, e outra voltada para os profissionais do setor audiovisual, que é o Kino Lab, destinada a participantes pré-selecionados.

Anúncios

O diretor, roteirista e produtor Isaac Brum Souza, coordenador e idealizador da Mostra Kino, analisa que a decisão de realizar o evento sem apoio de edital foi de “manter vivo este encontro”. Brum argumentou que está ciente de que haverá ano em que não contará com o apoio de edital, ainda assim o seu objetivo maior “é fazer da Mostra um evento que entre para o calendário anual de Goiânia”. Ele entende que ações como a de formação de realizadores de audiovisual, que são promovidas desde 2018, não podem ser abandonadas.

Um dos pontos altos da edição deste ano da Mostra é a Oficina de Documentários “Trilhas da narrativa: caminhos sobre o fazer documental”. A oficina será ministrada pelo cineasta carioca, residente em Alto Paraíso, Alan Schvarsberg. Ele é mestre em Direção de Fotografia pela Escola Superior de Cinema e Audiovisual da Catalunha (ESCAC) e contabiliza no seu currículo mais de 30 produções entre curtas, longas e séries documentais. Nesta oficina, Alan compartilhará seu processo de criação e os fundamentos desta abordagem documental que valoriza a autenticidade e a naturalidade dos acontecimentos.

Anúncios

Outro destaque da Mostra é a “Kino Mostro Especial – Mulheres na Direção”, dedicada à exibição de cinco filmes convidados de realizadoras goianas. O objetivo dessa sessão é celebrar “a potência criativa, a diversidade e a ousadia narrativa dessas mulheres que estão transformando o cinema produzido em Goiás”, conforme explica Isaac Brum. Após a exibição, no Cine Cultura, no dia 10/05, às 16h, haverá um bate-papo com as realizadoras. Os filmes escolhidos são os seguintes: “Rocha Substantivo Feminino”, de Larissa Corino e Patrícia Meschick (Doc – 25’ – Cocalzinho de Goiás); “Dois Passos”, de Joyci Viegas (Ficção – 12’ – Goiânia); “Até Amanhã”, de Patrícia Silva (Ficção – 20’ – Goiânia); “Infinito Instante”, de Esther Magalhães (Ficção – 12’ – Goiânia); “Juvana de Xakriabá”, de Silvana Beline (Ficção – 25’ – Goiânia).

A Mostra Competitiva de Curta-Metragens busca refletir e debater o que há de mais destacado e promissor na nova produção audiovisual goiana. Foram selecionados para a mostra sete curtas:  “Balada para Raposo Tenório”, de Samuel Peregrino -Animação – 3’21” (Luziânia);  “Casca de Ferida” , de Kellen Casara – Ficção – 12’  (Goiânia);  “Contorcionismo Feminino”, de Julia Berardo – Documentário – 11’17” (Goiânia); “Chica Machado – Rainha de Goyaz”, de Renata Rosa Franco – Documentário – 19’50” (Goiânia); “Encontro das Águas”, de Victor Quixabeira e Souza – Ficção  22’18”  ( Alto Paraíso);  “Pur” , de Alexandre Herbetta – Documentário – 10’ (Goiânia); e “Fidèle” (2025), de Yorrana Maia – Doc – 14’ (Goiânia). A exibição será no dia 10 de maio, às 19h, no Cine Cultura, com entrada gratuita.

Além disso, por meio do programa Paradiso Multiplica, a programação deste ano vai contar com a Masterclass “Autoria no Formato de Longa-Ficção”, com a cineasta Rafaela Camelo, no dia 9 de maio, das 19h às 22h. Ela é cineasta, roteirista e produtora brasiliense.  A masterclass propõe um mergulho profundo no processo de criação de longas-metragens, com Rafaela compartilhando suas experiências e estratégias de autoria no universo do cinema. O evento é voltado para roteiristas, cineastas e amantes da narrativa audiovisual. Da mesma forma que a Oficina, nesta atividade a entrada é franca. Sem inscrição prévia, com apenas 35 vagas.

O Espaço Kino, em parceria com o Projeto Paradiso, são os responsáveis pelo 2º KINO LAB, que acontecerá nos dias 10 e 11 de maio de 2025, no espaço Centopéia, em Goiânia. O laboratório, que terá carga horária de 10h, será conduzido por Emanuel Lavor, diretor e roteirista integrante da Rede Paradiso de Talentos. Metade das vagas serão reservadas para mulheres, pessoas com deficiência e grupos em vulnerabilidade socioeconômica. O grande destaque desta edição é que o melhor argumento de longa-metragem de ficção participante do laboratório vai receber o Prêmio Paradiso no valor de R$ 3 mil. A Kino Lab não é aberta ao público, só poderão participar profissionais previamente selecionados.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias