23 de setembro, 2025

Últimas:

Compra de carta contemplada evita espera em consórcio

Compra de carta contemplada evita espera em consórcio

Anúncios

As adesões e o volume de créditos comercializados em consórcios imobiliários cresceram mais de 50% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), foram 284,6 mil cotas vendidas e R$ 54,3 bilhões de créditos comercializados entre janeiro e março.

Nos consórcios imobiliários, um grupo de pessoas se une e passa a fazer contribuições mensais com o objetivo de adquirir um imóvel. O sistema funciona sem a cobrança de juros e com a possibilidade de ser contemplado por sorteio ou lance. Tudo isso é organizado por uma administradora, que cobra uma taxa pelo trabalho.

Anúncios

Em meio ao crescimento dos consórcios imobiliários, há quem recorra às chamadas cartas contempladas. Nesse mercado, indivíduos que foram contemplados e não desejam mais utilizar seus créditos vendem o direito de uso para empresas, como explica Renato Nogueira. Ele é fundador da Rejux, empresa especializada em investimentos, cartas de crédito contempladas, financiamentos e home equity.

"Após comprar os créditos — com seus direitos de transferência —, a empresa que faz a compra desse consórcio contemplado, como a Rejux, assume aquele consórcio e o revende para quem precisa de crédito e não quer esperar pela contemplação", diz Nogueira.

Anúncios

Segundo ele, no mercado tradicional, as pessoas dependem de avaliações extremamente rigorosas dos bancos, que muitas vezes não liberam o capital necessário para o cliente. 

"O consórcio contemplado também passa por análise, como nos bancos, mas, na maioria das vezes, oferece possibilidades muito maiores de aprovação e tende a liberar valores mais altos, dando oportunidades a muito mais pessoas. Sem falar que as parcelas normalmente podem ter prazos mais confortáveis e as taxas são competitivas em comparação com os juros bancários", salienta Nogueira.

Outro ponto que pesa na decisão de quem opta por adquirir cartas contempladas de crédito imobiliário é o tempo de espera. "Em relação ao consórcio tradicional, a grande questão é a incerteza de quando será contemplado. Se o cliente precisa realizar algo hoje, não pode esperar e não quer continuar dando dinheiro para o banco, ele pode ter, na carta contemplada, uma alternativa", destaca o empresário.

Cuidados ao adquirir uma carta contemplada

Nogueira explica que há alguns cuidados a serem tomados antes de adquirir uma carta contemplada. Primeiramente, o interessado deve analisar há quanto tempo a empresa está no mercado. 

"Depois, é muito importante avaliar a estrutura dessa empresa — como suas avaliações no Google, redes sociais e, principalmente, o seu posicionamento. Analisar sites como o Reclame Aqui e o JusBrasil também pode ajudar a identificar se a empresa possui problemas não resolvidos", menciona. 

Um ponto importante é analisar se a empresa oferece um contrato claro, garantindo a segurança da transação e da operação, bem como o apoio no processo de faturamento.

"Por fim, é essencial que essa empresa tenha um consultor capaz de entender e aconselhar o cliente com sinceridade, avaliando as possibilidades disponíveis e buscando alternativas que realmente atendam todas as necessidades, com acompanhamento do começo até o fim do processo", afirma Nogueira.

Na visão dele, a empresa deve ter visão de longo prazo e preferir "perder uma venda hoje e ganhar uma recomendação amanhã, do que fechar uma venda a qualquer custo e perder a reputação". 

O empresário revela que, em breve, a Rejux lançará uma plataforma na qual empresas e usuários verificados poderão cadastrar suas cartas contempladas. "O objetivo é que as pessoas possam encontrar cartas sob medida e comprar com segurança", diz.

Para saber mais, basta acessar: https://gruporejux.com.br/

Talvez te interesse

Últimas

Novos compradores em Santa Catarina buscam luxo com exclusividade, sofisticação e conexão com a natureza, e demandam inteligência estratégica de...

Categorias