04 de fevereiro, 2026

Últimas:

Inverno favorece tratamentos para varizes nas pernas

Inverno favorece tratamentos para varizes nas pernas

Anúncios

Com a chegada do inverno, aumenta a procura por tratamentos de varizes, especialmente em clínicas e consultórios especializados em cirurgia vascular. A estação mais fria do ano é considerada o período ideal para iniciar esse tipo de procedimento, graças a condições que favorecem tanto a recuperação quanto a eficácia dos resultados. A menor exposição ao sol, o uso mais confortável da meia de compressão e a redução dos efeitos colaterais na pele estão entre os principais motivos. Segundo especialistas, como a cirurgiã vascular Camila Caetano, o clima mais ameno contribui para um pós-operatório mais tranquilo e melhora significativa nos resultados estéticos e funcionais até o verão seguinte.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), existe uma prevalência média de varizes de 38% na população geral brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres, levando em consideração todas as faixas etárias. Quanto mais idoso maior a prevalência sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes. Os maiores fatores de risco são predisposição familiar, sexo feminino (proporção de até 2,3 para 1 homem), idade (quanto maior a idade, maior a prevalência), obesidade, número de gestações.

Anúncios

De acordo com Camila, a condição ocorre quando há dilatação anormal das veias, dificultando o retorno do sangue ao coração. Em estágios avançados, pode gerar dor, inchaço e até úlceras venosas. “No inverno, conseguimos realizar os tratamentos com mais conforto para o paciente e com menor risco de efeitos colaterais na pele, o que impacta diretamente na qualidade dos resultados”, afirma a cirurgiã vascular.

A realização dos tratamentos no inverno também garante que os resultados estejam mais consolidados no verão, caso a pessoa deseje usar roupas mais curtas, sem marcas de procedimentos recentes.

Anúncios

Talvez te interesse

Últimas

Sistema desenvolvido pelo pesquisador Roger Flávio de Lima usa análise preditiva para prever anomalias com meses de antecedência e estimar...

Categorias