23 de julho, 2025

Últimas:

Tributação Digital pode moldar a nova política fiscal

Tributação Digital pode moldar a nova política fiscal

Anúncios

A implementação da Reforma Tributária, prevista para começar em 2026, conforme estabelecido na Emenda Constitucional nº 132/2023, demandará das empresas uma reestruturação significativa de suas operações financeiras e contábeis. A transição para o novo modelo, que introduz um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual — composto pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência dos estados e municípios, e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal — implicará em profundas mudanças nos processos internos das organizações.

Segundo o Ministério da Fazenda, a transição será gradual e ocorrerá entre 2026 e 2033, período no qual os tributos atuais (como ICMS, ISS, PIS e Cofins) coexistirão com os novos impostos, sendo extintos ao final do processo (Ministério da Fazenda, 2023). Isso exigirá que as empresas ajustem seus sistemas de gestão, atualizem processos fiscais e contábeis, e capacitem equipes para lidar com o novo cenário regulatório.

Anúncios

Regina Calil, vice-presidente da Bravo, empresa especialista em soluções inteligentes para a área fiscal e contábil, destaca que a reforma tributária representa uma transformação estrutural no ambiente corporativo, exigindo que as empresas ajustem seus sistemas de gestão, revisem suas estratégias fiscais e capacitem suas equipes para lidar com as novas regras.

“Para se preparar adequadamente para essa transição, é fundamental realizar um diagnóstico detalhado da estrutura tributária atual, investir em tecnologias e sistemas de gestão que possam se adaptar às mudanças e buscar orientação especializada para garantir conformidade e maximizar os benefícios da reforma. Planejar com antecedência, acompanhar de perto as novidades legislativas e estar atento às oportunidades são passos essenciais para minimizar riscos, potencializar o crescimento e conquistar maior eficiência diante dessa nova estrutura tributária”, enfatiza.

Anúncios

Segundo pesquisa do Thomson Reuters Institute, 74% dos profissionais de departamentos fiscais e tributários de grandes empresas acreditam que a reforma trará uma sobrecarga de trabalho a partir de 2026, devido à necessidade de operar simultaneamente sob os dois regimes tributários durante o período de transição. Além disso, 62% apontam o aumento dos custos com a adaptação a novos sistemas como um dos principais desafios. 

A mesma pesquisa indica que 64% dos entrevistados esperam que as soluções de gestão tributária facilitem a transição, com melhorias na automação dos cálculos tributários, geração de obrigações acessórias e implementação de novos documentos fiscais eletrônicos.

Tecnologia como aliada na transição tributária

A adoção de soluções tecnológicas é apontada como fundamental para tornar o processo de transição mais eficiente e seguro. De acordo com o relatório da Thomson Reuters, 64% dos entrevistados esperam que as soluções de gestão tributária facilitem a transição, com melhorias na automação dos cálculos tributários, geração de obrigações acessórias e implementação de novos documentos fiscais eletrônicos.

Bravo apresenta plataforma para gestão fiscal integrada

A Bravo desenvolveu a plataforma Bravo Intelligence Hub, voltada à centralização e integração de soluções aplicadas à operação de backoffice. A ferramenta consolida dados fiscais, financeiros, contábeis e de compliance, com foco na gestão integrada de processos relacionados à tributação, finanças, contabilidade, automação e governança.

Entre as funcionalidades, estão a visualização de processos fiscais em um painel unificado, o monitoramento de certidões, o controle de contas correntes e o acompanhamento de indicadores com filtros configuráveis. A plataforma também permite o gerenciamento integrado de processos e comunicações, com geração automatizada de relatórios e registro estruturado das entregas realizadas.

“Com a Bravo Intelligence Hub, reafirmamos nossa posição de liderança no mercado de tecnologia aplicada ao backoffice, consolidando-se como uma verdadeira ‘one-stop-shop’ para seus clientes e parceiros. Nós combinamos inovação e expertise de campo para oferecer o melhor portfólio de produtos, garantindo agilidade, segurança e eficiência na gestão empresarial”, destaca Marcos Gimenez, CEO da BRAVO.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios SecurityBridge, criadora do Cybersecurity Command Center (Centro de Comando de Segurança Cibernética) para SAP, anunciou hoje a aquisição da...

Categorias