12 de janeiro, 2026

Últimas:

Inscrições para o LEAP entram na reta final

Inscrições para o LEAP entram na reta final

Anúncios

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), lançaram um programa gratuito para o desenvolvimento e prototipagem de soluções financeiras inovadoras no mercado de capitais. O Laboratório de Experimentação, Aprendizado e Prototipagem (LEAP) funciona como um ambiente de desenvolvimento colaborativo para projetos inovadores que buscam modernizar o mercado de capitais no país.

O programa está vinculado ao Núcleo de Experimentação e Inovação (Nexus), coordenado pelas duas instituições e abrigado no Laboratório de Inovação Financeira (LAB), e visa fortalecer o mercado ao unir expertise regulatória, técnica e operacional para facilitar a cocriação de soluções, aproximando reguladores, startups e outros agentes do mercado para fomentar inovação e modernizar o mercado de capitais.

Anúncios

Segundo Antônio Berwanger, Superintendente de Mercado da CVM, em evento de lançamento do LEAP: “a CVM tem a veia da supervisão. É um regulador de condutas, sobretudo, mas também coloca valor e importância no fomento à inovação como ferramenta de desenvolvimento do mercado. Estamos ampliando o nosso olhar regulatório para além da supervisão. Essas são iniciativas que já vêm sendo colocadas em prática para estimular a inovação responsável, controlada e testada, sob o acompanhamento e monitoramento do regulador. O Nexus, em especial o LEAP, é um marco essencial, que busca levar a CVM a um outro patamar, no contexto do que podemos oferecer ao mercado”. 

Conforme explica a líder de projetos de inovação aberta na Fenasbac, Daniele Teixeira, a CVM direciona a iniciativa tendo como base a sua agenda estratégica e visão sobre desafios no setor, enquanto a Fenasbac coordena a estrutura do programa, ativa o ecossistema brasileiro de inovação financeira e acompanha o desenvolvimento das propostas, em conjunto com a CVM, proporcionando conexões estratégicas durante e após o programa.

Anúncios

“Os principais objetivos do LEAP incluem fomentar projetos inovadores em estágio inicial, desenvolver protótipos funcionais em 120 dias, promover a colaboração entre reguladores e mercado, além de alinhar inovação com temas estratégicos, como finanças sustentáveis e IA”, ressalta.

Segundo Teixeira, o projeto reforça o papel da FENASBAC como articuladora entre o setor financeiro e a regulação. “Dessa forma, buscamos proporcionar um espaço seguro de experimentação ao lado do regulador e de agentes do mercado, como o BID e a ABDE, para discutir possíveis futuros e novas tecnologias aplicadas ao mercado de capitais”.

Sobre a iniciativa, o Diretor de Inovação e Estratégia da Fenasbac, Rodrigoh Henriques, ressalta: “nosso objetivo é transformar o LEAP em um grande espaço de experimentação e fomento à inovação para o mercado de capitais com a participação ativa dos parceiros envolvidos: Fenasbac, CVM, ABDE e BID. Juntos, temos como objetivo criar desenho inédito com uma potência de execução nunca antes vista. Estamos dando um passo importante ao centrar a discussão de regulação financeira com a CVM e parceiros de grande importância no mercado”. 

“O público-alvo do LEAP abrange startups, fintechs, universidades, pesquisadores e agentes do mercado. O cronograma prevê inscrições até 29 de junho, seguido por um ciclo de desenvolvimento de quatro meses (120 dias) e um evento final para apresentação dos protótipos”, orienta Henriques.

Para ele, com o lançamento do programa, surgem expectativas para entrega de protótipos funcionais e relatórios técnicos pelos participantes. “Ao final, também será publicada uma revista técnica com os resultados e o alinhamento com prioridades como sustentabilidade, tema central da primeira edição do LEAP”, finaliza.

Talvez te interesse

Últimas

Solução geoespacial para uso marítimo crítico em segurança estabelece referência global para automação de cartografias náuticas...

Categorias