24 de novembro, 2025

Últimas:

PeopleXperience é selecionada para programa Inova Cemig.Lab

PeopleXperience é selecionada para programa Inova Cemig.Lab

Anúncios

A PeopleXperience, startup especializada em soluções digitais para gestão da experiência do colaborador, é uma das empresas escolhidas para participar do Inova Cemig.Lab, iniciativa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) voltada para o desenvolvimento de inovações sustentáveis no setor elétrico brasileiro.

O Inova Cemig.Lab utiliza recursos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), oferece até R$ 1,6 milhão por projeto.

Anúncios

Ricardo Pena, CEO da PeopleXperience, conta que o Inova Cemig.Lab foi lançado em março de 2024 e atraiu cerca de 250 propostas, de 17 estados brasileiros e dez países. Segundo ele, a empresa foi uma das 13 startups selecionadas no primeiro ciclo para receber apoio técnico e financeiro.

Para o empresário, a seleção representa uma oportunidade estratégica para ampliar a atuação da empresa com foco em inovação aberta e na transformação do setor energético. “Esse reconhecimento nos posiciona como protagonistas na inovação aberta, permitindo que colaboremos diretamente com uma companhia de referência para enfrentar desafios estratégicos”.

Anúncios

Segundo o CEO da PeopleXperience, o financiamento oferecido pela iniciativa vai impulsionar o crescimento da startup e acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras, especialmente na criação de experiências mais fluidas e centradas no cliente para o setor energético.

“Esse investimento viabiliza a expansão de nossa infraestrutura tecnológica, a contratação de talentos especializados e a validação de hipóteses em ambientes reais da Cemig SIM. Além disso, a parceria abre portas para novas oportunidades de mercado, aumentando nossa visibilidade e credibilidade, o que pode atrair novos clientes e investidores”, afirma o CEO da PeopleXperience.

Pena acredita que a escolha da empresa para integrar o Inova Cemig.Lab está ligada à capacidade de aplicar a abordagem da startup no mapeamento da jornada do cliente ao contexto do setor energético, com propostas alinhadas às metas de transformação digital e sustentabilidade da Cemig SIM.

“A PeopleXperience se destacou por propor soluções que aliam tecnologia, empatia e inovação, atendendo diretamente aos desafios estratégicos apresentados pela Cemig SIM, como a digitalização, melhoria no relacionamento com o cliente e conversão de leads”, revela o empresário.

Inovação e desafios no setor energético

De acordo com o CEO da PeopleXperience, o setor energético brasileiro atravessa um processo de transformação impulsionado por fatores como a abertura do mercado livre, a digitalização dos processos e a busca por fontes mais sustentáveis. Para ele, a crescente demanda por eficiência operacional, redução de custos e experiências de atendimento mais modernas desafia as empresas a inovarem rapidamente e a repensarem seus modelos de atuação.

Para Pena, a complexidade do setor energético impõe desafios como a digitalização de processos, a gestão de grandes portfólios de ativos e a adaptação a mudanças regulatórias, como a expansão do mercado livre. Segundo ele, questões operacionais, como a segurança em subestações, a manutenção de estruturas em áreas de difícil acesso e a redução de perdas técnicas e comerciais, também estão entre as prioridades.

“Existe uma necessidade de aprimorar o atendimento em um contexto de alta demanda e expectativa por serviços mais rápidos e personalizados. Esses pontos exigem inovação contínua e parcerias estratégicas”, afirma o empresário.

O CEO da PeopleXperience destaca o Inova Cemig.Lab como uma iniciativa estratégica, capaz de conectar grandes empresas e startups ágeis na cocriação de soluções que modernizam a infraestrutura do setor e ampliam o acesso à energia. “Programas como esse estimulam a inovação colaborativa, aceleram a adoção de novas tecnologias e fortalecem o posicionamento do Brasil como referência em sustentabilidade e eficiência energética”.

O empresário ressalta que a PeopleXperience tem atuado no setor energético com soluções que buscam otimizar a jornada do cliente, por meio de soluções para tornar as interações com empresas mais intuitivas e o atendimento mais sustentável. De acordo com o CEO, a startup desenvolve ferramentas para mapear e orquestrar a jornada do cliente,  integrando tecnologias de automação e análise de dados, como sistemas automatizados de resposta por voz, como URAs e BOTs  inteligentes, e plataformas digitais personalizadas.

“Essas soluções reduzem a dependência de processos manuais, diminuem custos operacionais e aumentam a satisfação do cliente. Além  disso, nossas iniciativas promovem a sustentabilidade ao otimizar  processos, reduzindo retrabalhos e apoiando a transição para modelos de energia mais limpos, como os propostos pela Cemig”, declara o empresário.

Pena revela que as expectativas da PeopleXperience para o Inova Cemig.Lab são elevadas. Segundo o empresário, a meta é não apenas validar e escalar as soluções desenvolvidas em parceria com a Cemig, mas também estabelecer um modelo de inovação que possa ser replicado em outros setores.

Conforme esclarece o CEO, durante os 12 meses do programa, a empresa pretende desenvolver provas de conceito (POCs) — experimentos práticos de pequena escala usados para testar a viabilidade de uma solução — com o objetivo de demonstrar o impacto das tecnologias na operação da Cemig e na experiência dos clientes.

“Almejamos construir uma relação de longo prazo com a Cemig, consolidando a PeopleXperience como uma parceira estratégica no setor energético. Também esperamos que o programa abra novas oportunidades para colaboração com outras empresas e startups, ampliando nosso impacto no ecossistema de inovação”, conclui Pena.

Talvez te interesse

Últimas

Nova marca de perfumes chega ao Brasil com portfólio alinhado às orientações do mercado internacional de perfumaria de nicho....

Categorias