02 de abril, 2025

Últimas:

Mapas de calor previnem acidentes entre veículos e pedestres na logística

Mapas de calor previnem acidentes entre veículos e pedestres na logística

Anúncios

Prevenir acidentes é um desafio para operações logísticas com veículos e pedestres no mesmo ambiente, como pátios, armazéns e aeroportos, por exemplo. Para evitar essas ocorrências, algumas empresas têm equipado empilhadeiras e caminhões com sensores de presença que produzem “mapas de calor”, apontando as áreas e situações de maior risco em cada operação.

Os dispositivos, conhecidos como HIT-NOT, emitem campos magnéticos para detectar a presença de pedestres e veículos, emitindo alertas sonoros, visuais e de vibração. Mas, além disso, coletam e analisam dados para identificar áreas críticas dentro da operação.

Anúncios

No Brasil, essa tecnologia está sendo introduzida pela AHM Solution, especialista em gestão de danos na cadeia logística, em parceria com a empresa norte-americana Frederick Mobile Instrumentation.

“Com base nos mapas de calor baseados em dados de movimentação, é possível fazer ajustes no layout e melhorias preventivas nos processos operacionais”, explica Afonso Moreira, CEO da AHM Solution. “Assim, os gestores podem visualizar gargalos e riscos invisíveis a olho nu e tomar decisões estratégicas para minimizar incidentes”, completa.

Anúncios

Outro ponto relevante é a capacidade do sistema diferenciar entre diferentes tipos de equipamentos e atividades, fornecendo uma análise granular sobre o uso do espaço e a movimentação na operação. “É possível rastrear o tempo de permanência de um veículo em determinada área e avaliar padrões que possam indicar riscos estruturais ou operacionais”, acrescenta Aidan Kelly, especialista em gerenciamento de dados da Frederick Mobile Instrumentation.

Métricas de segurança

A coleta e a análise de dados pelo HIT-NOT são feitas por meio de um sistema de nuvem fechado, visando garantir segurança da informação. Os relatórios podem ser personalizados e enviados automaticamente para gestores em frequência semanal, quinzenal ou mensal, permitindo o monitoramento contínuo de métricas de segurança.

Kyle Prince, gerente de marketing da Frederick Mobile Instrumentation, reforça que a solução foi desenvolvida a partir de necessidades reais dos clientes. “Recebemos feedback constante sobre melhorias, como maior durabilidade dos dispositivos e integração com sistemas de gestão. O objetivo é proporcionar uma solução completa para análise e mitigação de riscos”, informa.

Presente em mais de 300 operações nos Estados Unidos e em expansão internacional, o HIT-NOT está sendo aprimorado para atender diferentes necessidades industriais. “Acreditamos que a análise de dados será o principal diferencial para aprimorar a segurança logística em mercados como o Brasil e a América Latina”, afirma Prince.

O HIT-NOT oferece ainda recursos como alertas automatizados para falhas, monitoramento remoto e integração com dispositivos de controle de acesso, garantindo que apenas funcionários autorizados utilizem o sistema. “O objetivo é oferecer mais segurança e eficiência para as operações logísticas”, conclui Afonso Moreira, da AHM Solution.

Vídeo mostrando como funciona o HIT-NOT: https://l1nq.com/HIT-NOT

Mais informações: https://www.ahmsolution.com.br/

Talvez te interesse

Últimas

O ultramaratonista Alexandre Sartorato partiu das Pirâmides de Giza, no Egito, sentido a Alexandria; atleta percorrerá média de 100 quilômetros...

Categorias