23 de novembro, 2024

Últimas:

Quatro passos para começar a criar um anúncios on-line

Quatro passos para começar a criar um anúncios on-line

Anúncios

Criar um primeiro anúncio on-line pode ser um desafio para quem está começando a empreender no e-commerce, mas com a estratégia certa, é possível alcançar resultados rápidos a um custo muito menor do que as mídias tradicionais. Segundo a consultoria americana Demand Metrics, o marketing digital chega a custar até 62% menos do que o tradicional, além de entregar três vezes mais resultados.

Para Tiago Tessmann, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil e criador do método Conversão Extrema, o empreendedor deve ter consciência de que fazer um anúncio on-line vai além de promover um produto, uma vez que a disputa pela atenção do consumidor fica mais acirrada a cada ano na internet brasileira. 

Anúncios

Em 2023, o mercado de publicidade digital do país movimentou R$ 35 bilhões, conforme relatório do IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, com 58% deste investimento concentrado em cinco setores: comércio (23%), serviços (12%), mídia e financeiro (ambos com 8%) e eletros (7%).

A boa notícia, ressalta Tessmann, é que os anúncios on-line colocam lado a lado grandes varejistas e pequenos empreendedores. “O que faz a diferença é entender claramente o comportamento e as necessidades do público-alvo. Não existe uma fórmula que sirva para todos os setores e clientes”, explica o especialista.

Anúncios

Planejar antes

Uma estratégia bem definida começa antes da publicação do anúncio on-line. Mais do que investir dinheiro em uma plataforma, é preciso investir tempo no planejamento. Tessmann observa que pular ou subestimar essa fase é um dos maiores erros de iniciantes no marketing digital. “Se o empreendedor não sabe para quem está vendendo, simplesmente está perdendo tempo e dinheiro”, afirma ele.

Para quem está dando os primeiros passos, o especialista recomenda ferramentas como o Google Ads ou Facebook Ads, que permitem segmentar o público com base em dados demográficos, interesses e comportamentos. “Com essas ferramentas, é possível alcançar as pessoas certas no momento certo, e isso faz toda a diferença para converter uma venda”, diz Tessmann.

Pensar o anúncio

O especialista também ressalta que um bom anúncio deve ser simples e direto. A fórmula do sucesso, diz Tessmann, é um título que chame a atenção imediatamente, uma imagem relevante e contextualizada e um “call-to-action” claro – uma chamada que faça o potencial cliente realizar alguma ação.

Isso é particularmente importante porque 37% dos consumidores brasileiros façam compras imediatamente motivadas por anúncios on-line, de acordo com um estudo da Rakuten Advertising e RetailX Consumer Observatory.

Claro que o empreendedor nem sempre vai chegar ao formato ideal na primeira tentativa. Por isso, o especialista lembra que as próprias plataformas oferecem ferramentas para otimizar o resultado dos anúncios.

“O empreendedor pode realizar testes A/B, em que são publicadas diferentes versões do mesmo anúncio para se medir em tempo real qual terá a melhor performance”, explica Tessmann.

Analisar dados

Outro erro muito comum de empreendedores que estão começando nos anúncios on-line é achar que o fator principal de sucesso é o valor inicial investido. Para Tessmann, o segredo para transformar pequenos investimentos em publicidade digital em novos clientes é a análise contínua de resultados.

“Com R$ 50 por dia já é possível testar anúncios e entender o comportamento do público. A chave é usar os dados para adaptar rapidamente o conteúdo à resposta dos consumidores”, observa ele.  

Segundo o especialista, negócios que utilizam anúncios pagos podem aumentar as vendas em até 25% nos primeiros três meses, dependendo da estratégia aplicada.

Aprender com os erros

Tessmann dá uma última dica para empreendedores que estão dando os primeiros passos no marketing digital: não ter medo de errar. “Quando se inicia no tráfego pago, não há uma fórmula pronta. O sucesso está em testar, analisar e otimizar”, afirma ele.

Para o especialista, vale aquele velho ditado “feito é melhor que perfeito” quando se trata de marketing digital. “O mais importante é aprender com os resultados. Cada clique ou visualização ensina algo sobre o que funciona para determinado público”, conclui.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Na sexta, 23 de novembro, uma operação conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu resultou na prisão...

Categorias