04 de julho, 2025

Últimas:

IA ganha 1 milhão de novos usuários com gerador de imagens

IA ganha 1 milhão de novos usuários com gerador de imagens

Anúncios

Segundo reportagem publicada pelo g1, site de notícias da Globo, o ChatGPT, ferramenta baseada em inteligência artificial da OpenAI, registrou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após a liberação de um novo recurso de geração de imagens integrado à plataforma. A informação foi divulgada por Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, empresa dona do ChatGPT.

O aumento no volume de novos usuários foi impulsionado por uma tendência que viralizou nas redes sociais. A nova funcionalidade permitiu que qualquer pessoa pudesse criar imagens inspirada no estilo adotado pelo estúdio japonês Studio Ghibli, conhecido por animações como A Viagem de Chihiro. Usuários passaram a utilizar o gerador de imagens para criar cenas com a estética característica do estúdio, o que levou à rápida disseminação do conteúdo nas redes sociais.

Anúncios

Conforme afirmado na matéria, a OpenAI não revelou o número total de usuários da ferramenta, mas a marca de 1 milhão de novos usuários alcançada em uma hora foi comparada por Sam Altman ao lançamento oficial do ChatGPT, em 2022, quando a plataforma atingiu o primeiro milhão de usuários em cinco dias.

A matéria também detalhou que o uso da estética do Studio Ghibli, também reacendeu discussões sobre direitos autorais. A OpenAI foi criticada por um grupo formado por mais de 400 profissionais da indústria cultural, incluindo atores, cineastas e músicos, que acusam a empresa de enfraquecer proteções autorais ao utilizar obras existentes para treinar seus sistemas de IA.

Anúncios

Em nota, a OpenAI afirmou que restringe o uso de estilos de artistas vivos, mas permite a reprodução de estilos associados a estúdios amplamente reconhecidos. A empresa destacou que a política busca oferecer liberdade criativa aos usuários sem comprometer direitos individuais.

“Continuamos a evitar gerações no estilo de artistas vivos individuais, mas permitimos estilos de estúdio mais amplos – que as pessoas usaram para gerar e compartilhar algumas criações originais de fãs”, informou a empresa em comunicado publicado no g1.

A popularização da nova ferramenta também levou a empresa a limitar temporariamente o uso gratuito do recurso, restringindo a geração a três imagens por dia na versão sem custo.

Além da OpenAI, outras empresas atuam no setor de geração de imagens por inteligência artificial. A PicLumen, por exemplo, oferece uma plataforma que transforma descrições em texto em imagens visuais, sendo utilizada por profissionais das áreas de design, publicidade e educação.

O crescimento do uso dessas tecnologias tem ampliado os debates sobre a necessidade de regulamentações para garantir que o avanço da IA ocorra de forma compatível com os direitos dos criadores e os limites legais de reprodução artística. A OpenAI informou que continuará avaliando o uso de suas ferramentas para ajustar suas políticas com base em dados reais de utilização.

A PicLumen também disponibiliza funcionalidades semelhantes às do ChatGPT e Midjourney, permitindo que usuários criem ilustrações, fotos e composições visuais a partir de instruções detalhadas, sem necessidade de conhecimento prévio em edição ou design.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias