Anúncios
A venda online tem crescido significativamente no Brasil nos últimos anos. Acelerado pela pandemia de COVID-19, o setor de e-commerce brasileiro figura entre os que mais crescem no mundo (E-commerce Brasil). Com a facilidade de acessar opções e comparar preços e modelos, consumidores estão cada vez mais confiando na internet para realizar compras.
Com o mercado de veículos não é diferente. O Relatório de Mobilidade de 2021, produzido pela SAE Brasil, revelou que já naquela época 3 em cada 10 brasileiros pretendiam comprar seu carro de maneira online. E dados de grandes players, como a OLX, também corroboram com a digitalização do mercado. A gigante dos marketplaces divulgou um crescimento de 21,73% no número de usuários navegando nas seções automotivas de seu portal no primeiro trimestre de 2024, quando comparado ao mesmo período de 2023 (OLX Autos).
Anúncios
Apesar das boas perspectivas de mercado, a venda de veículos online apresenta um desafio adicional quando comparada à tradicional: a entrega do veículo. Uma vez que a venda tenha sido concretizada, o vendedor deverá realizar o processo de contratação da transportadora e de acompanhamento do transporte até a entrega na casa do cliente.
Para os vendedores, encontrar a transportadora ideal pode ser uma tarefa demorada e complexa, especialmente quando se considera a variação de preços e a disponibilidade de serviços. O timing na venda (velocidade em obter a cotação e realizar a contratação no momento em que o cliente toma a decisão de compra), a segurança do transporte e a garantia de entrega no prazo também são preocupações constantes, impactando diretamente a experiência do cliente final.
Anúncios
Nesse cenário surgem startups com soluções focadas no transporte de veículos, como a EVO! Transportes, plataforma que permite que pessoas físicas e empresas que vendem ou locam veículos lancem suas demandas de transporte e recebam propostas de uma rede com mais de 500 transportadoras especializadas.
A solução da EVO! conta com recursos de pregão online, onde embarcadores podem comparar preços e prazos, rastreamento em tempo real, permitindo o acompanhamento do progresso do transporte, vistoria digital dos veículos transportados, com comparativo e alerta de divergências, gestão de pagamentos, com aprovação automática, entre outros.
Uma das ferramentas de destaque da startup é a contratação do serviço de transporte via WhatsApp: “A venda de veículos hoje, mesmo para lojas físicas, não é mais local… é nacional! O cliente muitas vezes vai até uma loja procurando por um veículo que está disponível apenas em outra loja. O vendedor precisa ter agilidade para fazer a cotação e contratar o transporte do veículo até a casa do cliente. E para isso temos o único serviço do Brasil que utiliza IA para que o lojista faça cotação e contrate na hora o serviço de transporte de veículos. Tudo por Whatsapp e de forma automática e segura.“, explica Caitano Marcatto, CEO da EVO!.
Os resultados da implantação de soluções de logística são promissores. Segundo estudo da McKinsey, a digitalização de processos logísticos pode resultar em uma economia operacional de 20% a 40% em dois a quatro anos. Ainda segundo o estudo, empresas que investem em transformação digital relatam não apenas melhorias na eficiência operacional, mas também uma maior capacidade de atender às expectativas dos clientes, oferecendo prazos de entrega mais precisos e informações atualizadas sobre o status das encomendas.