Anúncios
Em abril de 2024, uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, chamado de What Worries the World, mostrou que, desde o fim da pandemia, a saúde passou a ser a maior preocupação dos brasileiros.
A pesquisa mostrou que cada vez mais as pessoas estão atentas aos benefícios de uma alimentação equilibrada, à prática de atividades físicas regulares e uso de suplementos alimentares como forma de cuidar melhor da saúde.
Anúncios
O Impacto no mercado de suplementos alimentares
Os suplementos alimentares são aliados importantes na melhora do desempenho físico e mental, na complementação nutricional e na promoção de saúde de modo geral.
Renato Fernandes, nutricionista esportivo e editor-chefe do Saúde Pulso, defende que o aumento no consumo de suplementos é reflexo de uma sociedade mais consciente da importância da qualidade de vida no longo prazo.
Anúncios
“Naturalmente, quando as pessoas começam a se exercitar, percebem que os suplementos podem auxiliar na melhoria do rendimento durante as atividades físicas. Isso sem falar dos benefícios que alguns suplementos trazem para o quadro de saúde geral das pessoas. É um ciclo natural em todo o mundo, mas que vem aumentando expressivamente no Brasil,” destaca.
Como escolher os melhores suplementos?
O aumento significativo do consumo de suplementos traz consigo alguns desafios, como o conhecimento necessário para fazer escolhas conscientes, sem influência da propaganda.
“Todo suplemento tem informações nutricionais específicas que devem ser analisadas antes da compra. Por exemplo, a creatina tem o requisito da pureza. Já para o Whey, o principal foco é a concentração. Não dá para escolher as melhores creatinas e melhores Whey Protein baseado em sugestões de influencers. É preciso conhecer os suplementos”, ressalta Fernandes.
Regulamentação dos suplementos no Brasil
Com o aumento no consumo, é normal que mais empresas comecem a produzir suplementos alimentares. Mas o crescimento desse mercado só pode acontecer de forma segura com a atuação exemplar de órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI).
“A ABENUTRI é um órgão extremamente importante na fiscalização dos suplementos alimentares comercializados no Brasil. Recentemente, eles publicaram um relatório que apontou 25 marcas de creatina reprovadas por conta da quantidade de impurezas presentes nas amostras analisadas”, ressalta.
Falsificação: uma questão de saúde pública
Um dos maiores desafios dessa indústria atualmente é a questão da falsificação e adulteração desses produtos. Diversas operações policiais são realizadas em todos os estados brasileiros com o intuito de desmantelar as organizações criminosas que atuam vendendo suplementos adulterados.
“Para evitar comprar suplementos falsificados, os usuários devem buscar marcas aprovadas por órgãos reguladores e comprar diretamente nos sites das marcas. No caso de compras em marketplaces, é importante desconfiar de valores muito atraentes — esse é um dos principais artifícios dos falsificadores para chamar atenção do público”, diz o nutricionista.