16 de junho, 2024

Últimas:

Agachamento búlgaro: exercício traz benefícios

Agachamento búlgaro: exercício traz benefícios

Anúncios

O agachamento búlgaro, também conhecido como agachamento unilateral ou agachamento split, oferece uma extensa gama de benefícios para o desenvolvimento muscular e a funcionalidade do corpo. Ao realizar este exercício, múltiplos grupos musculares são recrutados de forma sinérgica, resultando em um treinamento completo e eficaz para as pernas.

O exercício é especialmente eficaz para fortalecer os músculos das pernas. Os quadríceps, localizados na parte da frente da coxa, são responsáveis pela extensão do joelho e são desafiados durante o exercício e os isquiotibiais, localizados na parte de trás da coxa, e as panturrilhas também são recrutados para estabilizar o corpo e controlar o movimento descendente e ascendente.

Anúncios

“Enquanto o agachamento búlgaro é executado unilateralmente, ele exige uma ativação significativa dos músculos do core para manter a estabilidade do tronco e evitar inclinações laterais. Isso não só fortalece os músculos abdominais, lombares e oblíquos, mas também melhora a consciência corporal e a postura. A natureza unilateral do agachamento búlgaro desafia o equilíbrio e a coordenação, uma vez que requer uma distribuição de peso cuidadosa e controle motor preciso. Este aspecto do exercício não apenas aprimora a habilidade de manter o equilíbrio em uma perna, mas também melhora a coordenação entre os membros inferiores”, explica Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica. 

O exercício se concentra principalmente em um membro de cada vez. Ele envolve estender uma perna para trás e colocá-la sobre uma superfície elevada, como um banco ou step, enquanto o outro pé permanece firmemente no chão. O movimento principal consiste em abaixar o corpo em direção ao chão, dobrando o joelho da perna que está à frente, até que a coxa fique paralela ao solo, e então retornar à posição inicial. 

Anúncios

Ao iniciar o agachamento búlgaro, é crucial começar com moderação. Deve-se utilizar o peso corporal ou halteres mais leves para aprimorar a técnica. A progressão gradual permite que o aluno desenvolva força de forma segura e evite lesões decorrentes de excesso de carga, além de aprender o movimento sem saturar os músculos. 

Fonte de informações: https://blog.ciaathletica.com.br/definicao/agachamento-bulgaro/

 

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.737 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (15) no Espaço da Sorte, na...

Categorias