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O avanço da tecnologia, a flexibilização do trabalho e o uso de tecnologias com inteligência artificial (IA) inserida na vida diária estão permitindo que os consumidores possam ter mais eficiência, automatizar tarefas e, com isso, ganhar tempo para buscarem atividades que tragam maior sentindo para as suas vidas.
O que antes era suficiente para atrair um comprador, hoje pode ser insuficiente para se destacar da concorrência. Diante deste cenário, a busca por alternativas de inovação, humanização e serviços personalizados podem atrair os novos perfis de consumidores. De acordo com relatório CX Trends 2024, elaborado pela Zendesk, cerca de 59% dos consumidores acreditam que a forma como integram com uma empresa mudará completamente em dois anos.
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Além disso, consumidores estão buscando por elementos humanizados, inclusive no atendimento. Segundo pesquisa realizada pela Hibou, divulgada pelo portal da CNDL, cerca de 39% dos consumidores preferem o atendimento humano e relutam em engajar-se com sistemas automatizados. Para estes consumidores, interagir com um atendimento humanizado, mesmo que seja para realizar uma compra em um e-commerce, pode tornar a experiência de compra diferenciada.
Como exemplo, atualmente já existem serviços de assinatura de streaming de vídeo e música, ou até mesmo os clubes de assinatura de produtos personalizados. É possível ver que os consumidores estão buscando por produtos e serviços convenientes.
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Para Flávia Mohseni, CEO da Soho Papelaria Premium, essa mudança no comportamento do consumidor se reflete em diversos segmentos. “As pessoas estão dispostas a pagar mais para ter atendimento humanizado e por produtos que sejam úteis, que ofereçam um desempenho superior, design diferenciado e que agregam ao seu estilo de vida, seja por sua utilidade ou por status”, comenta.
No processo de criação da Soho, visando oferecer uma experiência diferenciada para o comprador, Flávia afirma que considerou que, para atrair esses novos perfis de consumidores, é importante tentar manter relações, criar conexões, priorizar qualidade e oferecer produtos e serviços que façam sentido na vida dos consumidores, seja por facilitar a sua rotina ou por oferecer algum sentido de comunidade, calma ou até mesmo humor.
“Serviços que proporcionam experiências únicas se destacam no mercado, atendendo à crescente demanda dos consumidores por personalização, atenção aos detalhes e conveniência. Porém, as experiências únicas precisam se relacionar com os sentimentos do consumidor”, complementa.
Estevão Teixeira, proprietário da Conciergerie, empresa especializada em assistência pessoal e empresarial, afirma que ao buscar por experiências personalizadas e únicas, as pessoas estão buscando por qualidade de vida e tempo para usufruírem com amigos e familiares. “Assim como automatizar suas tarefas no trabalho, muitas pessoas estão terceirizando tarefas diárias, como reservas de mesas em restaurantes, busca por presentes, roteiros de turismo, entre outras coisas. E, nesse ponto, o atendimento humanizado e personalizado faz toda a diferença”, pontua.
Oferecer serviços e produtos personalizados, que se conectam com os consumidores, é um desafio que cada negócio precisa entender para aplicar dentro do seu próprio nicho de mercado. Porém, conhecer as tendências de mercado e os perfis dos consumidores no futuro pode ajudar na tomada de decisão dos negócios.
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