22 de maio, 2024

Últimas:

Indicador de Custos Industriais registra aumento

Indicador de Custos Industriais registra aumento

Anúncios

Segundo os dados apresentados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Indicador de Custos Industriais (ICI) interrompeu uma sequência de cinco quedas consecutivas, registrando um aumento de 4,0% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o trimestre anterior. O relatório afirma que esse crescimento é atribuído principalmente ao aumento dos custos de produção, que subiram 3,9%, e dos custos tributários, que aumentaram em 10,3%. Por outro lado, o estudo ainda revela que o custo com capital registrou uma queda de 5,6%, não sendo suficiente para compensar o aumento dos demais componentes do índice. Apesar disso, o indicador permanece 30,1% acima do nível pré-pandemia, observado no primeiro trimestre de 2020.

Conforme informado no relatório da CNI, o custo de produção industrial registrou um aumento de 3,9% no quarto trimestre de 2023, após cinco trimestres consecutivos de queda. Esse crescimento, conforme atribuído no relatório, foi impulsionado principalmente pelo aumento do custo com pessoal, que apresentou uma alta de 13,1% no trimestre. Além disso, segundo a publicação, os custos com bens intermediários e energia também contribuíram para o aumento do índice, registrando altas de 1,7% e 3,0%, respectivamente.

Anúncios

Ainda sobre o estudo publicado, o custo com energia, que vinha em uma tendência de queda nos cinco trimestres anteriores, registrou um aumento de 3,0% no quarto trimestre de 2023. O documento aponta que esse aumento foi impulsionado pelo aumento dos custos com energia elétrica, óleo combustível e gás natural. Apesar disso, o custo com gás natural ainda se mantém abaixo do patamar pré-pandemia, enquanto os custos com óleo combustível e energia elétrica continuam a crescer.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias Trans Obra, afirmou que o crescimento do custo de produção industrial, especialmente devido ao aumento do custo com pessoal, indica desafios adicionais para as empresas, que podem enfrentar pressões nos custos operacionais. José Antônio continuou dizendo que os aumentos nos custos com bens intermediários e energia também contribuem para essa tendência de alta, destacando a necessidade de estratégias para mitigar esses impactos. “As empresas que conseguirem equilibrar esses custos e investir em soluções sustentáveis ​​estarão mais bem posicionadas para enfrentar os desafios futuros e garantir sua competitividade no mercado global”.

Anúncios

Conforme apontado no relatório, que pode ser verificado através do link informado no início da matéria, o custo tributário da indústria registrou um aumento de 10,3% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o trimestre anterior. Segundo a publicação, esse aumento é atribuído principalmente à sazonalidade da arrecadação tributária do último trimestre do ano, que costuma ser mais elevada.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ao longo de março, abril e maio foram desenvolvidas diversas etapas do projeto Geo-escola na Escola Municipal de Ensino...

Categorias