30 de maio, 2024

Últimas:

Relatório aponta dados de sondagem no setor industrial

Relatório aponta dados de sondagem no setor industrial

Anúncios

Segundo os dados apresentados pela Sondagem Industrial, publicado no site do Portal da Indústria, divulgada no mês de março de 2024, os empresários industriais demonstraram insatisfação com a situação financeira no início do ano. O relatório afirma que a produção industrial registrou um avanço, embora mais moderado do que o usual para o período, enquanto o número de empregados no setor também apresentou crescimento, contrariando a tendência histórica de queda para o mês de março. 

A publicação mostra também que os empresários enfrentaram problemas como a elevada carga tributária, a demanda interna insuficiente e a falta ou alto custo de matéria-prima, que ganhou destaque no período.

Anúncios

Sobre a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), o estudo afirma que o resultado se manteve estável em 68%, alinhada com o esperado para o período, enquanto os estoques apresentaram um pequeno avanço, embora continuem ajustados de acordo com o planejado pelo setor. Além disso, é possível observar no relatório que a insatisfação com as condições financeiras foi evidenciada pelo aumento dos preços de matérias-primas e pela dificuldade adicional de acesso ao crédito, refletida no indicador de satisfação com o lucro operacional.

O estudo divulgado ainda mostra que o índice de satisfação com o lucro operacional atingiu 44,4 pontos no primeiro trimestre de 2024, indicando uma piora na percepção de insatisfação entre os períodos. Além disso, o índice de facilidade de acesso ao crédito registrou 41,5 pontos, sinalizando dificuldade de acesso ao crédito e uma piora nessa percepção entre os trimestres. O aumento nos preços de matérias-primas e a queda na satisfação com a situação financeira também foram destacados no relatório.

Anúncios

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia Trans Obra, afirmou que os desafios enfrentados e citados pelos empresários do setor não devem ser subestimados, especialmente considerando a alta carga tributária, a demanda interna ainda insuficiente e os problemas relacionados à disponibilidade e ao custo de matéria-prima. José Antônio continuou dizendo que é encorajador ver que, apesar desses obstáculos, a utilização da capacidade instalada se manteve estável e os estoques continuam ajustados de acordo com o planejado pelo setor. “A busca por alternativas na cadeia de suprimentos e a adoção de práticas mais eficientes podem ajudar a mitigar os impactos da escassez e dos altos custos de matéria-prima e além disso, a busca pela inovação contínua e a adaptação às mudanças do mercado também serão fundamentais para garantir a competitividade e a resiliência do setor industrial no futuro”.

Ainda sobre o estudo divulgado, os dados revelam que a elevada carga tributária, a demanda interna insuficiente e a falta ou alto custo de matéria-prima foram os principais problemas enfrentados pela indústria no início de 2024.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios GENEBRA, Suíça, May 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Neste Dia Mundial Sem Tabaco, a World Vapers Alliance (WVA) está...

Categorias