26 de novembro, 2024

Últimas:

Relatório aponta dados do Indicador de Custos Industriais

Relatório aponta dados do Indicador de Custos Industriais

Anúncios

Segundo os dados apresentados pelo Indicador de Custos Industriais (ICI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o quarto trimestre de 2023 marcou uma interrupção na tendência de queda dos custos industriais, apresentando um aumento de 4,0%. O relatório aponta que esta alta, em comparação com o terceiro trimestre do mesmo ano, pode ser atribuída ao aumento nos custos de produção, que cresceram 3,9%, e nos custos tributários, que registraram um aumento de 10,3%. O estudo ainda mostra que apesar do declínio no custo com capital, que caiu 5,6%, esse fator não foi suficiente para reverter a tendência de alta dos demais componentes do índice.

Conforme informado na publicação, os custos industriais permanecem em um patamar elevado, ficando 30,1% acima do nível pré-pandemia, registrado no primeiro trimestre de 2020. Além disso, o estudo ainda aponta que o custo de produção apresentou um aumento de 3,9% no quarto trimestre de 2023, após cinco trimestres consecutivos de queda. Nota-se no relatório que esse aumento foi impulsionado principalmente pelo crescimento do custo com pessoal, que registrou uma alta de 13,1%. Embora esse aumento seja típico do quarto trimestre devido à sazonalidade, em 2023, foi influenciado por um aumento mais intenso da massa salarial. Além disso, o custo com bens intermediários e energia também contribuíram para o aumento do custo de produção, registrando altas de 1,7% e 3,0%, respectivamente.

Anúncios

O custo com energia, que também foi analisado no estudo, vinha em tendência de queda nos últimos cinco trimestres. O relatório registrou um aumento de 3,0% no quarto trimestre de 2023. 

Segundo apontado na publicação, o custo tributário da indústria aumentou 10,3% no quarto trimestre de 2023, refletindo a sazonalidade da arrecadação tributária no período. O estudo afirma que o custo tributário ainda está em um patamar mais baixo em comparação com o período pré-pandemia, principalmente devido às mudanças na legislação tributária.

Anúncios

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias de construção civil Trans Obra, afirmou que o aumento do custo de produção, impulsionado principalmente pelo crescimento do custo com pessoal, aponta para a necessidade de estratégias para lidar com essa pressão sobre os custos operacionais. “É preocupante observar que os custos industriais ainda permanecem substancialmente acima dos níveis pré-pandemia, indicando desafios contínuos para o setor”.

Ainda sobre o relatório publicado e que pode ser verificado através do link informado no início da matéria, a indústria brasileira enfrentou uma redução de 3,8% no índice de competitividade no mercado externo e uma redução de 3,5% no mercado doméstico no quarto trimestre de 2023. Além disso, o índice de lucratividade da indústria também apresentou uma queda de 2,4%, destacando os desafios enfrentados pelo setor em meio ao aumento dos custos operacionais e à pressão competitiva.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirma que é fundamental que haja uma colaboração entre o governo, as empresas e demais stakeholders para superar os obstáculos e impulsionar o desenvolvimento da indústria brasileira.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Textron Aviation Defense anunciou hoje a chegada de cinco Sistemas de Treinamento Integrado (Integrated Training System – ITS)...

Categorias