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Seja por motivos de lazer, trabalho ou compromissos familiares, as viagens de ônibus são parte da rotina dos brasileiros. Fundada em 1946, a Viação Águia Branca atua no ramo transportando cerca de dez milhões de passageiros por ano.
O negócio, que começou com apenas uma linha (entre Governador Valadares e Teófilo Otoni, em Minas Gerais), foi conquistando clientes e crescendo no decorrer das décadas. Nos anos 1980, por exemplo, a Águia Branca adquiriu a Viação Amparo, Cristo Rei e parte da Viação Santana São Paulo, todas voltadas para a expansão dos negócios na Bahia. No Espírito Santo, foi feita a aquisição da Viação Capixaba.
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Atualmente, a empresa atende aproximadamente 700 localidades nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo. Os destinos das passagens de ônibus incluem rodoviárias de capitais como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Salvador (BA) e também vários municípios do interior.
“São mais de 3,2 mil empregos diretos e indiretos e 350 pontos de vendas, entre próprias e terceirizadas, espalhadas pelos oito estados”, destaca Pedro Fassarella, coordenador de Growth da Viação Águia Branca. Soma-se a isso um outro serviço oferecido pela empresa: entregas de encomendas para diferentes destinos, com a opção de rastreamento on-line.
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“Internamente, a companhia desenvolve iniciativas visando à motivação e ao aperfeiçoamento profissional dos funcionários, de modo a garantir eficiência e segurança no serviço prestado”, explica Fassarella.
“Implementado há cerca de 23 anos, o Sistema Integrado de Gestão pela Qualidade da Viação Águia Branca alcançou a certificação ISO 9001 [que reconhece o cumprimento de um conjunto de normas técnicas]. Nós promovemos, há 20 anos, o Prêmio Qualidade, estimulando nossos colaboradores a implementar melhorias na execução dos processos”, diz o profissional.
Foco no futuro
Grasiella Drummond, gerente Executiva de Marketing e Digital da Viação Águia Branca, afirma que a empresa tem alcançado bons resultados em pesquisas de satisfação do cliente. Em relação ao futuro, o foco do negócio está em pilares como inovação tecnológica, sustentabilidade e expansão de rotas.
“Estamos investindo em tecnologia para aprimorar a experiência do cliente, seja por meio do nosso aplicativo para compra de passagens, sistemas de entretenimento a bordo e qualidade dos ônibus”, destaca a profissional.
Já em relação a políticas de sustentabilidade, uma das ações é o reaproveitamento da água utilizada na lavagem dos ônibus. Ela passa por um sistema de triagem, em que é feita a retirada das impurezas e do odor, o que possibilita o seu reuso em novas limpezas.
O total de água reaproveitada chega a 31,2 milhões de litros por ano, o equivalente a 12 piscinas olímpicas cheias. Com isso, o consumo desse recurso natural é reduzido em 50%, informa o site oficial da Viação Águia Branca.
Além disso, a empresa venceu, em 2011, o Prêmio Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros na categoria Responsabilidade Socioambiental. O reconhecimento foi entregue pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI).
As prioridades para os próximos anos incluem a diminuição da emissão de gases poluentes por meio de ônibus mais eficientes (com menor consumo de combustível) e até mesmo a possibilidade de explorar fontes de energia renováveis.
“Vamos manter uma gestão sólida, investindo de forma estratégica em áreas que impulsionam o crescimento da empresa, nos funcionários e em pesquisas para estar sempre por dentro das tendências de mercado”, resume Drummond.
Para saber mais, basta acessar: https://www.aguiabranca.com.br/