27 abril, 2024

Últimas:

Setor de pré-moldados otimiza processos construtivos

Setor de pré-moldados otimiza processos construtivos

Anúncios

Um estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizado com 400 empresas, identificou que a matéria-prima e a carência de mão de obra são consideradas como os principais problemas para 70% dos negócios na construção civil.

Ainda de acordo com o indicador, o aumento de custos chega a 30% nos últimos anos. Em contrapartida, um segmento que tem oferecido rapidez na execução e redução de custos nas obras é o de pré- moldados.

Anúncios

Segundo o engenheiro Josué Matiola, da Matiola Pré-Moldados de Santa Catarina, o segmento de pré-fabricados diferencia-se para atender setores especiais da construção civil. “Por ser mais ágil, gerar menos resíduo sólido e economia, percebemos como o pré-fabricado alcançou mercados e segmentos como indústrias, carbonífero e também no varejo”, analisa.

Tecnologia e recursos

Anúncios

Um dos diferenciais do setor de pré-moldado é o controle maior do negócio. O mercado cresceu com o uso da tecnologia ao proporcionar redução nos custos ao mercado. Um levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) mostrou que apenas 23% de toda a cadeia da construção realiza investimentos na transformação digital. Mas, na área de pré-fabricados, os números são diferentes. “Desde que passamos a adotar a tecnologia, passamos a ter maior controle de estoque, dos processos e de todas as etapas da obra, com isso, gerou também diminuição nos custos”, pondera Matiola.

Com 21 anos de história, responsável por controlar anualmente mais de 250.000 m³ em produção com companhias de todo o país, inclusive para a Matiola, o especialista Fábio Campos percebe a inclusão digital no setor de pré-moldados. “A tecnologia contribui muito para evitar desperdícios, planejar a produção e proporcionar eficiência a todo o processo produtivo. Com um sistema específico atendemos desde o projeto até a montagem da obra no setor pré-moldado”, opina.

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias