Anúncios
O mercado brasileiro da Indústria 4.0 apresentou um crescimento de 18,8% entre 2017 e 2022, com um valor registrado de US$ 1,77 bilhão em 2022. Projeções indicam, além disso, que esse setor pode atingir uma marca mais expressiva até 2028, com estimativas apontando para um valor de US$ 5,62 bilhões.
Essas análises foram conduzidas com base no estudo “Monitor da Indústria 4.0”, realizado pela IMARC (International Market Analysis Research and Consulting) e avaliado pelo Observatório Nacional da Indústria, da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Anúncios
Segundo a Agência de Notícias da Indústria, essa perspectiva de crescimento representa uma oportunidade para o desenvolvimento do setor industrial no Brasil, potencialmente ampliando sua contribuição para o PIB (Produto Interno Bruto) nacional e fortalecendo sua posição no mercado global. A indústria desempenha um papel essencial na economia, impulsionando a inovação e adotando tecnologias avançadas.
A Indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial, integra uma variedade de tecnologias digitais para aprimorar os processos produtivos e a interação com clientes e fornecedores. A implementação de automação, sistemas digitais e uma maior conectividade entre máquinas tem o potencial de melhorar a eficiência da produção, reduzir custos e prevenir falhas.
Anúncios
De acordo com dados do IMARC, os setores que mais se beneficiaram da automação 4.0 entre 2017 e 2022 foram petróleo e gás (18,4%), alimentos e bebidas (15,2%) e energia e serviços públicos (14,2%). Estima-se ainda que, além desse cenário brasileiro, a indústria 4.0 global cresça quase 145% até 2028.
O proprietário da Sansei Válvulas, João Luiz, avalia que com a modernização das indústrias existe um cenário positivo para esse crescimento de forma gradual e com segurança no setor.
Luiz destaca que esse crescimento impacta diretamente no PIB, evidenciando sua participação por meio dos avanços industriais recentes. Nesse contexto, o profissional de manutenção industrial afirma ser notório que a tecnologia será capaz de reduzir custos e otimizar processos.
Para mais informações, basta acessar: https://sanseivalvulas.com.br/