05 de julho, 2025

Últimas:

Atendimento é principal dificuldade dos bares e restaurantes

Atendimento é principal dificuldade dos bares e restaurantes

Anúncios

O setor de bares e restaurantes no Brasil é um dos que mais emprega e movimenta a economia. Em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor faturou R$ 414 bilhões, uma alta de 4,5% sobre o resultado de 2021, que foi de R$ 396 bilhões. Apesar deste crescimento, o setor enfrenta alguns desafios, como a inflação, a alta dos juros e a falta de mão de obra qualificada. Para enfrentar esses desafios, os bares e restaurantes precisam se tornar mais competitivos e eficientes.

Entre os pilares para o sucesso de um bar ou restaurante está o atendimento. Este é um dos pontos principais na hora de criar fidelização dos clientes. Entretanto, de acordo com um levantamento da plataforma UP, 35% das empresas classificam como crítico ou insatisfatório o modo como atendem os consumidores. Em contraponto, apenas 14% dizem que é excelente.

Anúncios

Outro ponto negativo destacado a partir dos dados do UP é a gestão de pessoas. Somente 11% dos empresários que acessaram a plataforma definiram a gestão de pessoas em sua empresa como um diferencial, enquanto 30% disseram ter uma maneira insatisfatória de lidar com os funcionários.

Outras carências apontadas pelos empreendedores do setor de alimentação fora do lar foram a higiene (37% disseram precisar de melhorias) e o marketing (62% afirmaram que suas estratégias são insuficientes).

Anúncios

Os dados foram apurados a partir de mais de mil avaliações na plataforma UP, uma solução gratuita que permite que o gestor de um estabelecimento avalie nove aspectos do negócio e compare os resultados com os de outras empresas da mesma região ou do mesmo porte. Os aspectos são atendimento, limpeza, produto, vendas e marketing, responsabilidade empresarial, facilidades, gestão econômica e financeira, gestão de pessoas e tecnologia.

O proprietário do bar Candreva, em Campinas, André Candreva, diz que o UP auxilia na tomada de decisões em seu dia a dia como empresário. “É possível comparar a sua empresa com a concorrência, seja por região ou segmento. Dessa forma, é possível acompanhar nossa evolução em relação aos outros”, afirma. “Com relação aos dados, o que entendo como mais importante são as simulações possíveis. Por exemplo, se você vê algum critério que sua empresa não está indo bem, você simula como melhorar o fator. Além disso, ainda tem as indicações que a plataforma oferece para a melhoria dos bares e restaurantes”, completa o empresário.

“O UP é uma solução criada para apoiar o empreendedor em todas as etapas da jornada de crescimento de seu bar ou restaurante. Com ela, o empresário tem auxílio para entender melhor o seu negócio, enxergá-lo dentro do mercado em que compete, simular medidas práticas que impactam na competitividade e receber recomendações para o desenvolvimento da empresa”, diz Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel.

Até o fim de 2023, cinco meses e meio após o lançamento do UP, a plataforma alcançou a marca de 1000 estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar que se cadastraram e receberam orientações por meio das entregas de valor da solução. A ferramenta segue as regras da Lei Geral de Proteção de Dados, portanto é uma plataforma 100% segura em relação às informações de quem se cadastra. 

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Levantamento oficial mostra alta procura por uniões civis no primeiro semestre do ano Botucatu registrou 446 casamentos civis entre...

Categorias