Anúncios
Uma pesquisa feita pelo centro de pesquisas Statista, em 2022, apontou que 70% da população brasileira utiliza o WhatsApp regularmente. Isso é equivalente a 147 milhões de pessoas. Também, sabe-se que a ferramenta é um dos apps de mensagem mais populares do mundo, contando com mais de 2 bilhões de usuários em 180 países. O Brasil fica em segundo lugar no ranking de usuários, perdendo apenas para a Índia.
Além da utilização para troca de mensagens entre pessoas físicas, muitas empresas fazem negócios por meio do WhatsApp. O aplicativo ajuda na divulgação de produtos e serviços, atendimento ao consumidor, compartilhamento de orçamentos, fechamento de pedidos e mais. Uma pesquisa do Yalo com dados do IDC revelou que 95% das empresas brasileiras utilizam WhatsApp. Esta mesma pesquisa mostrou que 88% dos entrevistados preferem ser atendidos via WhatsApp, sendo este, o canal preferido das pessoas.
Anúncios
No segmento fitness não é diferente. Muitas academias e profissionais da área têm utilizado o WhatsApp para enviar recados e lembretes aos alunos, além de permitir a troca de mensagens para reagendar uma aula, explica Leonardo Assuane Duarte, especialista em tecnologia com mais de 15 anos de atuação na área.
Em se tratando de agenda, existe um problema crônico no mundo fitness. A agenda deve ser precisa, para melhor aproveitamento da grade de horários e permitir o aumento das receitas. No entanto, isso não é trivial, pois existem os reagendamentos de aulas e a gestão de horários livres. Essas tarefas muitas vezes são feitas manualmente, por meio de mensagens ou telefonemas, adicionando um nível a mais de complexidade ao problema, uma vez que abre brecha para falhas humanas e sobrecarrega os profissionais, que precisam lidar com muitas mensagens, boa parte delas fora do horário de expediente, avalia Leonardo.
Anúncios
Na tentativa de amenizar o problema da agenda, existem diversas soluções que oferecem aplicativos móveis ou sites para lidar com reagendamentos, faltas e check-ins. Porém, nem sempre os alunos conseguem criar o hábito de acessar sites ou instalar novos aplicativos, bem como investir tempo para aprender a usá-los, explica Leonardo.
Diante disso, surgiram soluções que usam o próprio WhatsApp, mas de forma automatizada, para lidar com a gestão da agenda das academias. Dessa forma, o aluno conversará com a central de autoatendimento da academia no WhatsApp e poderá realizar a reposição de sua aula de forma simples e intuitiva, liberando o profissional para realizar outras tarefas. Dessa forma, o aluno terá uma experiência com a central de autoatendimento que lembra uma URA telefônica, que solicita um número para realizar uma ação, mas de forma mais moderna e mais rápida, pontua Leonardo.
Leonardo Assuane Duarte é especialista em TI e atua na área há 15 anos (nos últimos dez ajudando academias a terem uma melhor gestão), atua principalmente no desenvolvimento de softwares e gerência de times de tecnologia. Em 2010 fundou uma empresa que desenvolve um sistema de gestão para academias e desenvolveu soluções para agendamento online em modalidades fitness.
Site da empresa: www.personalcheckin.com.br
Fontes:
https://canaltech.com.br/apps/alem-do-brasil-em-quais-outros-paises-o-whatsapp-e-popular/